Criação de valor em entidades de práticas esportivas

1017

Pesquisadores do Centro Universitário apresentam estudo sobre o desempenho esportivo e a satisfação dos torcedores de grandes clubes brasileiros, no  Simpósio Internacional de Estudos sobre o Futebol.

O trabalho está relacionado ao projeto de pesquisa desenvolvido pelos professores Rodolfo Ribeiro, Daniel Kusters, Alexander Homenko Neto e Mauricio Roberto Ortiz de Camargo, intitulado “Criação de Valor em Entidades de Práticas Esportivas”, e consistiu em medir quanto o desempenho obtido em cada competição disputada pelos grandes clubes brasileiros de futebol se relaciona com a satisfação do torcedor. Neste estudo observaram que há competições que adicionam mais satisfação do que outras, e , consequentemente, não só o título é valorizado pelo torcedor. Um vice-campeonato ou até a disputa de uma semifinal de um torneio importante, adiciona mais sentimentos positivos ao torcedor do que um título de uma competição menos valorizada.

O evento foi realizado em maio deste ano, as vésperas da Copa do Mundo, pelo LUDENS – Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas da USP e pelo Centro de Referência do Futebol Brasileiro  –  Museu do Futebol, com o objetivo de promover discussões, intercâmbio acadêmico e institucional e propiciar o encontro entre todos os interessados pela história e memórias do futebol.

Acesse o site do evento