• segunda-feira , 29 abril 2024

Editorial – Vol. 3 N° 1

Apresentação do dossiê “A moda e a rua”
A moda e a rua serão um par constante a partir do advento da modernidade, fundado na idéia de que a rapidez, a velocidade, o tempo que se transforma tornará necessárias novas formas de expressão das identidades. Podemos perceber também que, a partir do final do século XX, as novas tecnologias criarão diferentes práticas na transmissão de informações e de consumo, de tal modo que hoje podemos considerar que a rede é a rua, caracterizada como novo espaço de sociabilidade e no qual a moda tem um importante espaço de expressão.
Foi a partir dessas questões que o dossiê “A moda e a rua” foi pensado. Os textos “A moda demarcando o espaço, entre a identificação e a distinção: o caso do hip hop” de Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca e Lucia Helena Vendrusculo Possari , “Um quilt entre carne e concreto”, de  Andréa Portela e Ludmila Brandão e “Que rua é essa? Representação e exclusão de grupos e universos culturais nos registros midiáticos de moda de rua” de Mônica Cristina de Lucena Lucas apontam para relevantes questões acerca dessa discussão.
Também a entrevista realizada por Luciane Glaeser com as criadoras do blog Oficina de Estilo, Cristina Zanetti e Fernanda Resende, faz parte desse olhar para essa nova relação da rua com a rede.
Neste número da Iara, a rua e a moda também estão presentes no texto de Karolina de Amorim Rocha Lemos de Figueiredo, “A rua e a moda: uma análise sobre os efeitos da explosão do ciberespaço na mídia contemporânea” resultado de seu trabalho de iniciação científica desenvolvido no Centro Universitário SENAC e nas fotografias de Rafael Pieroni e Fernanda Fiamoncini publicadas na seção Reflexões Estéticas.
Maria Eduarda Araujo Guimarães
Organizadora responsável pelo Dossiê