A quem se destina a prova de Atualização para Renovação da Carteira Nacional de Habilitação?

Esta prova é destinada aos condutores que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) anterior a 1999 e aos que não realizaram o curso de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros.

Quais as unidades do Senac que oferecem a prova de Atualização para Renovação da Carteira Nacional de Habilitação?

Clique aqui para saber quais são as unidades que oferecem o curso de Atualização para Renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Qual o valor para realização da prova?

O valor da realização da prova no Senac, pelo método autodidata, ou seja, o condutor estuda por conta própria é de R$ 28,00.

Como adquirir o material de estudo para realizar a prova de Atualização para Renovação da Carteira Nacional de Habilitação?

O material didático, elaborado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), é composto de duas apostilas que abordam os temas Noções de Primeiros Socorros e Direção Defensiva. Ele está disponível para download gratuitamente.

O download do material didático, pode ser feito através dos links abaixo:

Quais os documentos necessários para realizar a inscrição?

O cliente deve apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira de Identidade (R.G.) ou do documento equivalente*, original e em bom estado de conservação.

* São considerados documentos equivalentes às cédulas de identidade oficiais expedidas por Ministérios das Forças Armadas Nacionais, Departamento de Polícia Marítima Aérea e de Fronteiras (DPMAF), Conselhos e Ordens Regionais criados e regidos por Lei Federal, Polícias do Estado de São Paulo, Poder Judiciário e Poder Legislativo.

Considera-se documento de identidade em mau estado de conservação, aquele que apresentar aberturas, replastificações e diversas outras deteriorações que impeçam a perfeita avaliação de sua autenticidade, bem como fotografias antigas e danificadas que dificultem a correta identificação do portador.

Nos casos descritos anteriormente, completar-se-á a identificação com a apresentação de Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho ou Passaporte em bom estado de conservação e no original.

Efetuando o pagamento deste valor tenho direito a realizar quantas provas?

Efetuando o pagamento da taxa ocondutor terá uma chance de realização da prova, caso seja reprovado, deverá efetuar uma nova inscrição.

Depois de efetuar o pagamento o que devo fazer para agendar a prova?

O cliente deve entrar em contato com a unidade Senac São Paulo escolhida e optar pela melhor data e horário disponíveis nessa unidade. É necessário que o cliente esteja com o Recibo de Pagamento do curso em mãos no momento do agendamento.

Quais os documentos que devo apresentar para realizar a prova?

O condutor deverá apresentar o Comprovante de Inscrição e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no dia da prova.

Como será a prova? Quantas questões eu terei que acertar para ser aprovado?

A prova é composta de 30 questões de múltipla escolha, sobre os temas: Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros. Para cada tema o condutor terá que responder 15 (quinze) questões. Cada questão terá 5 (cinco) alternativas e o tempo máximo para realizar a prova é de 40 (quarenta) minutos e o condutor deverá acertar, no mínimo, 70% da prova, ou seja 21 questões.

Quantas vezes eu poderei realizar a prova no Senac em caso de reprovação?

O cliente pode realizar a prova de Atualização para Renovação da Carteira Nacionalde Habilitação no Senac apenas 3 vezes, efetuando o pagamento da taxa em cada uma das vezes. Caso ocorra reprovação nas três vezes, de acordo com a Portaria Detran - 1730 de 19/9/2005, o cliente deverá realizar o curso presencial com avaliação.

Após a realização da prova, sendo aprovado o que eu devo fazer?

Ao final o condutor receberá do Senac o resultado de sua prova deve dirigir-se ao Detran ou Poupatempo (após 24 horas após o recebimento do resultado) para dar continuidade ao processo de renovação da sua CNH. A finalização do processo é de responsabilidade do Detran.

Por que preciso aguardar 24 horas após o recebimento do resultado de aprovado para ir ao Detran finalizar minha renovação?

Pois este é o tempo máximo que o sistema tem para confirmar os dados e retornar o n° do certificado.

Se a minha CNH é de outra Cidade ou Estado e preciso renová-la como devo proceder?

No caso da CNH ser de outra cidade o condutor até poderá realizar sua prova em qualquer unidade do Senac, mas para finalizar o processo de renovação ele deve comparecer ao Ciretran da cidade de origem de sua CNH. Se a CNH é de outro estado o condutor só poderá realizar sua renovação no estado de origem. Agora caso o condutor deseje realizar a transferência da CNH para São Paulo e também renová-la, ele deve primeiro finalizar a transferência para depois dar inicio ao processo de Renovação aqui em São Paulo.