4º Campeonato Senac de Robótica

É sempre mais fácil aprender resolvendo problemas.

Por isso, vem aí mais um ano de competição entre estudantes para solucionar uma questão: garantir, com a ajuda de robôs, a produção e distribuição das vacinas contra a Covid-19 em uma cidade virtual.

Será que as áreas das engenharias, tecnologias da informação e ciências da computação conseguem cumprir a missão em tempo hábil?

Vamos descobrir a resposta no dia 13 de novembro, quando as equipes vão apresentar suas soluções em uma transmissão on-line e ao vivo.

Já estamos na expectativa!

Quem participa

As equipes podem ser constituídas de quatro a seis integrantes que estejam com matrículas regulares na escola em 2021.

  • Estudantes das unidades do Senac
  • Estudantes das escolas de relacionamento do Centro Universitário Senac
  • Estudantes das escolas técnicas e do ensino médio

Atenção: são estudantes dos cursos presenciais ou a distância de todo o país. O número de participantes será limitado a 100 equipes (escolas).

Saiba mais

Antes se liga! O desafio é ajudar a produzir e distribuir as vacinas contra a Covid-19 de forma rápida em uma cidade virtual.

Você e sua equipe vão trazer o mundo real para o ambiente virtual, no Open Roberta Lab.

O robô da sua equipe precisa estar programado para a seguinte missão: buscar insumos para a produção de vacinas super refrigeradas contra a Covid-19. Na sequência, ele precisa levar os materiais para os diferentes postos de vacinação do município fictício e retornar à planta de fabricação para passar por um processo de descontaminação.

Ganha aquele robô que alcançar maior pontuação na conclusão dos desafios!

Claro que vai sair vitoriosa a equipe que executar as melhores estratégias e programações e que tenha o robô mais ágil.

Missão estratégica

Ganha quem cumprir os desafios com a maior pontuação.

O ponto de partida é a Planta de Manufatura de Vacinas (PMV), que possui duas áreas: super refrigerada e refrigerada. O robô sai de lá vazio em busca de insumos para a produção das vacinas.

O robô deverá retirar os insumos de produção em locais com diferentes níveis de dificuldades, o que afetará a pontuação e o tempo, e levá-las para a PMV.

Após a fabricação das vacinas super refrigerada e refrigerada, o robô deverá distribuir as vacinas em locais com diferentes níveis de dificuldades, o que afetará a pontuação e o tempo. O tipo de vacina entregue também terá impacto sobre a pontuação.

O robô também pode passar em outros pontos para a coleta dos Resíduos de Serviço de Saúde e levá-los para as Unidades de Tratamento de Resíduos do Serviço de Saúde. Essa atividade pode resultar em pontos adicionais, mas pode interferir no tempo para cumprir as tarefas.

Cumprida a missão, o robô deverá obrigatoriamente retornar ao ponto de partida, à PMV. Lá, ele passará por um processo de descontaminação e “ficará preparado para futuras fabricações e distribuições”.

Ainda com dúvidas sobre as etapas?

Confira os detalhes de todo o processo e dos critérios avaliados pelos juízes.

Antes de se inscrever, caso o participante for menor de idade será necessário fazer o download do

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO (PARTICIPANTE MENOR).

O mesmo deve ser preenchido, assinado pelo responsável do menor, e depois na ultima etapa da inscrição fazer o upload da foto desta autorização.

Inscrições encerradas

Tem alguma duvida? Entre em contato através do e-mail campeonatorobotica@sp.senac.br