PERGUNTAS E RESPOSTAS
1 – Quem poderá fazer trabalho remoto
2 – Como deve ser o trabalho remoto e nas unidades (Docentes e Funcionários)
3 – Como deve ser a marcação do ponto eletrônico
5 – Sobre pagamentos e contratos
6 – Como será o funcionamento das unidades
7 – Como funcionará a rede de bibliotecas
8 – Como será o atendimento da EDS
9 – Como ficam as turmas em andamento
10 – Como ficam as turmas e serviços com início programado
12 – Geduc | Supervisão Educacional
13 – Graduação e Pós-graduação presenciais
14 – Materiais do ensino superior EAD (graduação e pós-graduação)
16 – Utilização da ferramenta MSTeams como apoio à educação
17 – Programa Senac de Aprendizagem
1. Quem poderá fazer trabalho remoto
Quem pode trabalhar de forma remota?
Todos aqueles cujas funções permitem a realização de suas atividades utilizando os meios digitais ou remoto. Aqueles cujas atividades não permitem trabalho remoto devem ficar em casa e, se necessário, serão contatados pelo gestor local em caso de demanda de trabalho presencial inadiável.
Quais doenças são consideradas para o afastamento de funcionários?
Funcionários com doença cardiovascular, diabetes, hipertensão, doença respiratória crônica, câncer e pessoas imunodeprimidas cujas atividades não podem ser realizadas remotamente devem ser afastados do trabalho. Para os demais, o trabalho deve ser remotamente.
É necessária alguma comprovação?
Depende. Caso o funcionário não possa realizar trabalho remoto e já seja isento da coparticipação (pois apresentou comprovação diagnóstica), não é preciso providenciar nenhum documento. Se o funcionário não tiver a comprovação, deverá apresentar relatório confirmando o diagnóstico. Essa apresentação pode ser feita imediatamente após o período de isolamento/trabalho remoto.
E no caso de gestantes?
As gestantes cujo trabalho não pode ser realizado remotamente também devem ser afastadas, independentemente do período de gestação. As demais podem trabalhar a distância, como os demais funcionários.
Funcionário com 60 anos ou mais faz parte do grupo de risco?
Neste momento vale a regra geral para trabalho remoto, independentemente da idade.
Mães com filhos pequenos em idade escolar devem fazer home office?
As mães com filhos em creche ou escola que estão com as aulas suspensas, e que não têm com quem deixá-los, podem realizar trabalho remoto (também quando a atividade permitir).
Precisa apresentar algum comprovante ao RH?
A unidade deve ter a carteirinha de vacinação e isso basta.
Além de mãe, o pai na mesma situação poderá solicitar dispensa?
Neste momento vale a regra geral para trabalho remoto.
Funcionário que convive com idosos, que acompanha gestante ou familiar no grupo de risco deve ser afastado do trabalho?
Neste momento vale a regra geral para trabalho remoto.
Funcionário que teve contato com alguém que manifestou sintomas relacionados à Covid-19 deve trabalhar normalmente?
Neste momento vale a regra geral para trabalho remoto.
Funcionário com familiar que tenha retornado recentemente do exterior (apresentando ou não sintomas) deve comparecer ao trabalho?
Neste momento vale a regra geral para trabalho remoto.
Funcionário com sintomas do vírus e que não conseguiu fazer o exame no hospital deve comparecer ao trabalho?
Não.
Se o funcionário apresentar sintomas da Covid-19, o que fazer?
Se for segurado Porto Seguro Saúde, antes de ir ao pronto-socorro, pode contatar o Alô Saúde pelo 0800 940 1892 ou www.porto.vc/alosaude. Depois de explicar os sintomas, os profissionais farão a recomendação sobre a necessidade ou não de se dirigir a um hospital.
Importante também informar à gerência ou ao RH os casos de suspeitas de contaminação pelo e-mail comitedeprevencao@sp.senac.br.
2. Como deve ser o trabalho remoto e nas unidades
Docentes
Professores do período noturno deverão fazer a troca de escala?
Sim, devem fazer a troca de escala. Caso isso não seja possível, estão dispensados das atividades presenciais. As atividades EAD estão mantidas e devem ser realizadas em home office, seguindo o mesmo horário da escala de trabalho.
Quanto aos docentes, durante a suspensão das aulas presenciais, podemos ou devemos manter todos remotamente com ações de desenvolvimento e projetos?
Sempre que existir a necessidade da prestação de serviço o trabalho remoto deve ser a alternativa a ser efetivada.
Docentes que têm contrato de trabalho após às 18 horas e, eventualmente, têm outro compromisso no horário comercial, podem fazer home office?
Sim.
Funcionários
Como fica o horário de expediente?
Nas unidades, das 10h às 17h. Em home office, o funcionário faz seu horário normal.
Necessário fazer algum tipo de controle para quem fizer home office?
Sim, o trabalho a ser realizado.
O registro de ponto deverá ser efetuado?
Sim. Para home office, o cartão de ponto externo deverá ser preenchido.
Como ficará o lançamento das horas de atividades de quem foi autorizado a permanecer em home office? No caso, regime de trabalho celetista.
O tratamento no ponto será o correspondente a serviço externo.
Quem tem horas a crédito, ao invés de home office pode compensar?
Desde que previamente acordado com a gerencia local, sim.
Como será considerado o banco de horas?
Quando a atividade for realizada remotamente, o ponto deve ser tratado como serviço externo.
Quem tem horas a débito e trabalha 6 horas por dia, pode fazer mais 2 horas para compensar?
Se o trabalho exigir a realização dessas horas complementares, sim. A regra é a mesma, não houve alteração.
Funcionários do período noturno devem fazer a troca de escala?
Sim, devem fazer a troca de escala no horário de expediente indicado.
Que tem escala à noite, será abonado?
A orientação, quando possível, que realizem trabalho remoto conforme horário contratual. Na impossibilidade, o tratamento no ponto é o de suspensão do expediente.
E quem tem escala só a noite e tiver disponibilidade de participar de reuniões esporádicas durante o dia, pode ser autorizada a troca de escala pelo gerente da Unidade?
De modo geral as reuniões presenciais estão suspensas. Se for algo inadiável e imprescindível, a troca de escala pode ser feita. Conversas presenciais, entre duas ou três pessoas, que normalmente chamamos de reunião, podem ser realizadas apenas se extremamente necessárias. O trabalho remoto deve ser priorizado também nestes casos.
Durante o trabalho remoto, é possível recomendar a realização de cursos do Programa Transparência e Unicidade e os cursos autoinstrucionais da Educor?
Sim.
Funcionárias da limpeza, que têm horários diferenciados, deverão fazer das 10h às 17h a partir de 19/3? Devem compensar o sábado, caso a unidade não abra?
Os auxiliares de limpeza também estão enquadrados nessa orientação, salvo em casos excepcionais. O tratamento do ponto em relação ao sábado deve ser o correspondente a suspensão de expediente.
Para contratações previstas para abril (processos seletivos encerrados), mantem a informação de que se houver retorno às aulas as datas serão mantidas?
Mantida a necessidade que levou a realização do processo seletivo, sim.
3. Como deve ser a marcação do ponto eletrônico
Quais são as orientações da GEP para o ponto eletrônico?
Conforme mencionado anteriormente e visando otimizar a manutenção do ponto de março de 2020, os dias de trabalho em home office serão lançados pela GEP/GTI de acordo com a jornada contratual de cada funcionário.
Excepcionalmente em abril/2020, todos os funcionários devem encaminhar por e-mail o Relatório de Justificativa de Ponto (período de 1/3/2020 até 31/3/2020) ao setor administrativo/responsável da unidade/campus/hotel/gerência, com os documentos comprobatórios, quando for o caso (atestados, cartas de compensação, entre outros).
Necessário informar os horários/ocorrências diferentes de home office: no corpo do e-mail, em planilhas ou no próprio PDF, utilizando o Acrobat. Lembrando que, ao encaminhar a mensagem, o gestor deve ser copiado.
Sendo assim, todos os lançamentos devem ser efetuados e a crítica conferida até 7 de abril, com exceção das advertências de falta, que serão tratadas em um segundo momento.
Assim que concluírem essa primeira etapa (manutenção manual do ponto), GEP/GTI irão gerar as marcações de acordo com a jornada contratual de cada funcionário. Em seguida, irão liberar o ponto para lançarem as faltas, ou seja, o administrativo deverá invalidar os registros para o(s) respectivo(s) dia(s) com o código 69 – Marcação Indevida.
Esse procedimento deve ser feito até 9 de abril e, assim que concluírem, será necessário encaminhar um novo e-mail de fechamento do ponto com o relatório de críticas, pois as faltas apontadas serão descontadas na folha de abril/2020.
De acordo com essas instruções, os procedimentos devem ser realizados da seguinte forma:
- Aguardar a GEP liberar a manutenção do ponto – isso ocorrerá em 1/4/2020.
- Disponibilizar o Relatório de Justificativa de Ponto aos funcionários e informar que o recebimento será por de e-mail.
- Efetuar a manutenção do ponto, deixando sem lançamento apenas os dias de trabalho em home office, pois a jornada contratual será lançada automaticamente pela GEP/GTI.
- Após concluir a manutenção do ponto, conferir as críticas e encaminhar o e-mail padrão de fechamento do ponto para geppontoeletronicoehorarios@sp.senac.br até 7/4/2020.
- Aguardar o comunicado da GEP para lançar as faltas, ou seja, invalidar os registros para o(s) respectivo(s) dia(s) com o código 69 – Marcação Indevida.
- Gerar novamente o relatório de críticas e encaminhar para o grupo geppontoeletronicoehorarios@sp.senac.br até o dia 9/4/2020, pois as faltas apontadas serão descontadas na folha de abril/2020.
Informação complementar:
- A unidade deve manter arquivado o e-mail de cada funcionário com o relatório de justificativa de ponto e, assim que possível, os espelhos de ponto devem ser gerados e assinados.
- Todo o trabalho realizado em home office deve corresponder ao horário contratual, ou seja, não haverá débito ou crédito nestes dias.
- O trabalho presencial com jornada reduzida deve ter as horas de ausência abonadas com o código 39 – Suspensão de expediente.
Dúvida: entrar em contato pelo geppontoeletronicoehorarios@sp.senac.br ou por Skype, visto que todos estão trabalhando remotamente.
4. Sobre contratações
Para contratações previstas para abril (processos seletivos encerrados), mantem a informação de que se houver retorno às aulas as datas serão mantidas?
Mantida a necessidade que levou a realização do processo seletivo, sim.
Processos seletivos em andamento, que foram suspensos temporariamente, quem informará aos candidatos?
Processos seletivos centralizados, a GEP. Descentralizados, as unidades.
5. Sobre pagamentos e contratos
Qual prazo para aditamento dos contratos PF e PJ que expiram no período de 17/3 a 31/3? Como ficarão os pagamentos do profissional carta-convite com a suspensão das aulas?
Os contratos devem ser suspensos quando não existir condições de prestação de serviços a distância. A AJ disponibilizará minuta dos termos de suspensão (PF/PJ). Para os profissionais que tiverem seus contratos suspensos, a política de contratação de PF/PJ será flexibilizada, quando do intervalo entre contratos, para a continuidade da prestação de serviços.
Processos seletivos em andamento, que foram suspensos temporariamente, quem informará aos candidatos?
Processos seletivos centralizados, a GEP. Descentralizados, as unidades.
E quanto aos contratos PF com prorrogação além dos 60 dias?
Para os contratos suspensos devido a situação emergencial que vivenciamos, sim.
6. Como será o funcionamento das unidades
Teremos expediente aos sábados?
Não.
Fecharemos os portões das UEs?
Sim, sugerimos manter os portões fechados.
Os Núcleos podem fechar, considerando a quantidade limitada de funcionários?
O núcleo deverá articular com a unidade responsável.
Caso algum setor concentre mais pessoas do grupo de risco, é possível que esse setor especificamente funcione por um período de horas inferior ao das 10h às 17h?
O funcionamento deve ser das 10h às 17h, levando em consideração as pessoas aptas ao trabalho, segundo orientação institucional.
7. Como funcionará a rede de bibliotecas
O atendimento ao público externo foi interrompido?
Sim, devem permanecer sem atendimento ao público por período indeterminado. O calendário das bibliotecas foi alterado no sistema BNWeb. A devolução dos empréstimos deverá ocorrer quando as atividades presenciais voltarem ao normal.
Haverá suspensão?
Não haverá aplicação da suspensão nesse período.
Chamados no Service Desk: (Alunos EAD), como proceder?
Responder aos chamados de alunos sobre uso das bases de dados e eventuais problemas. A equipe da GD2 atenderá normalmente todos os chamados (remotamente).
Sobre e-books, periódicos e produção de material acessível.
E-books:
Parte das bibliografias dos cursos possui indicação de e-books que podem ser acessados remotamente. Será solicitado a divulgação na página do aluno, mas não deixe de informar e orientar os docentes da sua unidade.
Periódicos:
As bases de dados ofertadas pelo Senac, possuem periódicos de diversas áreas que podem ser acessadas remotamente. Será solicitado a divulgação na página do aluno, façam orientações quanto ao uso, disseminem esses conteúdos.
Produção de material acessível:
Os materiais acessíveis que demandam: impressão Braille, áudio, fonte ampliada, arquivo digital, digitalização, tinta Braille e auto relevo, são atendidos pela U.E Aclimação e Centro Universitário Senac Santo Amaro. Os pedidos continuarão sendo atendidos por e-mail conforme demanda e tempo necessário para entrega.
Como ficará a Semana Senac de Leitura 2020?
O evento institucional de incentivo à leitura terá suspensão por tempo indeterminado.
8. Como será o atendimento da EDS
É possível realizar compras de publicações?
Apesar de a maioria dos funcionários estarem trabalhando em home office, as compras poderão ser realizados pelo canal de e-commerce (www.livrariasenac.com.br) ou pelo canal de pedidos às unidades, na intranet. A logística continua funcionando.
9. Como ficam as turmas em andamento
Com a suspensão das aulas, como a GO avaliará as metas das Unidades? Haverá revisão dos números?
Vamos considerar o impacto do cenário atual.
O docente pode agendar ações individuais de recuperação, amparo legal ou avaliação de competências?
Não. Todas as atividades educacionais presenciais estão suspensas.
Sobre estágios não obrigatórios, os alunos continuam mesmo com a suspensão das aulas?
As atividades educacionais presenciais no Senac estão suspensas. O estagiário/aluno deverá também ser orientado pela empresa. Sugerimos que a unidade encaminhe um comunicado para as empresas sobre a suspensão das aulas.
Com a exclusão dos desmembramentos de aulas, como deveremos considerar os rateios dos docentes?
Considerando a suspensão das aulas desde o dia 17/3, as horas/docentes entrarão automaticamente no 40/60.
As viagens técnicas para o Sesc Bertioga, planejadas para maio/20, serão mantidas ou cancelamos contrato com empresa de ônibus?
Até o momento, apenas as atividades até 30/4 estão suspensas. É necessário aguardar novas orientações.
Podemos reduzir ou eliminar o período de férias de julho para os cursos técnicos?
É necessário aguardar novas orientações.
10. Como ficam as turmas e serviços com início programado
Sobre cancelamento/adiamento das aulas com início entre 18/3 e 19/4. Devemos já reprogramar os cursos ou aguardar?
Conforme orientação encaminhada pela GO em 17/3, fica definido:
- Cursos livres: Cancelar cursos previstos para março e abril com menos de 30% pagantes do total de vagas. Prorrogar cursos previstos para março e abril com mais de 30% pagantes do total de vagas a partir de 04/05/2020. Manter as bolsas RS se a turma tiver possibilidade de confirmação com alunos pagantes.
- Técnicos e Qualificação: Prorrogar cursos planejados para março e abril para outras datas, a partir de 04/05/2020.
- Ofertas previstas para iniciar entre agosto e dezembro: Manter as ofertas como estão e aguardar novas orientações das Gerência de Operações.
Haverá exceção para a orientação dos inícios de cursos técnicos desse semestre?
Sim, haverá exceção para o início dos cursos técnicos planejados para o primeiro semestre. É necessário aguardar orientações.
Devemos cancelar as ofertas do período de 17 a 30 de abril? Ou tirar a venda web?
Seguir orientação encaminhada pela GO no dia 17/3.
E sobre as vendas web, devemos adiar as programações no SS?
Seguir orientação encaminhada pela GO no dia 17/3.
É possível enviar um e-mail ou SMS para clientes com atendimento de bem-estar agendado para esse período?
Sim, a orientação foi encaminhada por e-mail, pela Frente Administrativa, em 17/3.
Como ficarão os prazos de matrícula de bolsa de estudos?
Não sofrerão alterações (até o momento).
Ainda continuaremos com as matrículas pagantes?
Sim.
11. Como ficam os eventos
Podemos realizar eventos?
Conforme orientações institucionais, todos os eventos presenciais serão suspensos temporariamente.
Importante
- Todos os eventos devem ser despublicados pelas unidades diretamente no sistema publicador, independentemente da data de realização e público estimado do evento.
- A publicação e a produção das peças de eventos estão temporariamente suspensas e serão retomadas somente após nova orientação. Tarefas desse tipo em andamento no CD também serão pausadas.
- Estão temporariamente suspensas as criações de novas tarefas relacionadas a eventos no CD – produção de peças e publicação no portal – independentemente da data de realização e público estimado do evento. Essas solicitações serão retomadas após nova orientação.
- É necessário informar aos inscritos sobre a suspensão do evento.
- Dificuldades no acesso ao sistema publicador ou necessidade de suporte para essas ações, Juliana Lopes Romão Campos ou Carla Pires Gomes podem dar apoio por e-mail ou chat.
12. Geduc | Supervisão Educacional
Orientações sobre registros escolares das atividades remotas.
CONSULTE NOVAS VERSÕES NA PÁGINA:
ORIENTAÇÕES PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES – Ação Educacional
Versão 9
Data: 19/6/2020
O que mudou:
Atualização e inserção de perguntas e respostas relacionadas ao Plano Integrado, que apresenta as definições institucionais sobre o que são, quando e como utilizar as ações de recuperação, reposição e relacionamento/vínculo para alunos de ofertas em curso, em andamento ou com data de término durante a suspensão das aulas presenciais.
Setor/públicos diretamente impactados pela mudança: técnicos de área, técnicos educacionais, docentes, coordenadores de secretaria.
13. Graduação e Pó-graduação presenciais
Orientações sobre os cursos presenciais de pós-graduação - 5ª versão - 29/5
14. Materiais do ensino superior EAD (graduação e pós-graduação)
Como acessar os materiais?
Com o objetivo de disponibilizar os materiais produzidos para os cursos do Ensino Superior EAD (planos de ensino, atividades avaliativas e PDFs com os textos das aulas) para atender às necessidades dos coordenadores do Ensino Superior Presencial durante o período de suspensão das atividades nas unidades e campi do Senac-SP, a GD2-TAE elaborou uma relação de perguntas frequentes e respectivas respostas* em relação a esse acesso.
- Em que consiste o net-drive com os materiais do mediador?
Trata-se de um ambiente compartilhado na internet onde são disponibilizados os materiais produzidos: planos de ensino, atividades avaliativas e PDFs com os textos das aulas para os cursos de Educação Superior EAD (graduação e pós-graduação).
- Como está organizado o material?
Em pastas, pelo nome da disciplina (e não pelo nome do curso).
- Quem pode ter acesso ao net-drive com esses materiais?
Os coordenadores dos cursos.
- Como solicitar o acesso?
Por meio de chamado via Suporte Técnico, disponível na intranet. Na solicitação, é preciso indicar o nome, o e-mail, a modalidade (graduação ou pós-graduação) e indicar o net-drive “Materiais do mediador”.
- Como o acesso é realizado após a liberação?
Pela internet, preferencialmente por meio do navegador Internet Explorer.
- Por quanto tempo o acesso ficará disponível?
Por ora, durante o período da suspensão das atividades presenciais em razão da Covid-19.
- É possível utilizar esses materiais no ambiente virtual de apoio (BlackBoard) com professores e alunos?
Sim. Para isso basta abrir um chamado no Suporte Técnico informando o ID completo da turma (número e sigla que aparece no BlackBoard), para a qual a disciplina deverá ser replicada na íntegra.
- Em caso de dúvidas, quem devo acionar?
Juliana Santos da Silva, da GD2-TAE, pelo e-mail juliana.ssilva@sp.senac.br.
*Este documento está em constante atualização, a depender das dúvidas e questionamentos que surgirem durante o período.
15. Ensino Médio Técnico
Teremos em breve alguma definição sobre como realizar atividades de forma virtual?
Visto que, nessa modalidade, o uso do MS Teams já é uma prática e com equipes criadas e ativas, algumas unidades já estão realizando atividades.
O Grupo Ensino Técnico está trabalhando para que não haja prejuízo no calendário escolar. Todavia, aguarda orientações superiores e de órgãos competentes.
Professores terão o mesmo tratamento que os MEPs ou alguma especificidade por conta do Sindicato?
Conforme orientação da GEP em 18/3:
Todas as atividades educacionais presenciais estão suspensas até o dia 7/4/2020, e o que for possível fazer em home office, inclusive para os docentes, será o mais adequado. Por exemplo: planejamento.
Com a solicitação de atividades pedagógicas virtuais para os alunos, como ficam os registros de frequência e de aula neste período?
Conforme orientações disponibilizadas pela GD3/GEDUC-Supervisão Educacional no documento FAQ_Registros Escolares. A 1ª versão foi encaminhada aos gerentes em 24 de março de 2020.
16. Utilização da ferramenta MSTeams como apoio à educação
Qual é a orientação educacional?
Conforme orientação educacional, durante o período de suspensão, poderemos fazer uso da plataforma. Entretanto, nossos sistemas acadêmicos ainda não estão integrados ao MS Teams em todas as modalidades (exceção feita ao Ensino Técnico Médio Integrado) e, por isso, o ensalamento e/ou formação de turmas não está totalmente automatizado (projeto será implantado ao longo de 2020).
Nesses casos, para acesso à plataforma e criação de turmas, docentes e alunos devem acessá-la com o mesmo perfil – no caso, o educacional. Portanto, o docente deve acessar o MSTeams com a conta perfil educacional xxxx@senacsp.edu.br. A partir daí, poderá encontrar seus alunos e formar suas turmas. Acesse aqui a orientações para obter/recuperar o login educacional (docentes e alunos).
Lembrando que, nesse momento, o suporte Senac é exclusivo para questões relacionadas a login e acesso. Ainda não temos uma matriz de responsabilidade para suporte ao uso do Teams. Portanto, para dúvidas ou problemas relacionados ao uso dos aplicativos da Microsoft (Teams, Sway, Forms, Word, Powerpoint, Excel, Outlook, Onedrive, SharePoint, OneNote, Class Notebook etc.), tanto aluno quanto docente deverão acessar a página oficial da Microsoft https://support.microsoft.com/pt-br.
Login / senha educacional – acesso ao MSTeams
Ao acessar a área exclusiva no portal do Senac São Paulo, você encontra seu login / senha educacional – @senacsp.edu.br.
Abaixo, um passo a passo de como se cadastrar no portal. Se você já possui cadastro, mas não lembra login ou senha, vá direto para o item 4.
- No portal Senac São Paulo (https://www.sp.senac.br), clique em “cadastre-se”

- Preencha os campos obrigatórios, aceite a Política de Privacidade e, em seguida, clique em Cadastrar.
Importante: para evitar problemas na criação do seu login de acesso à plataforma MSTeams, preencha com seus dados completos, sem abreviações, e de forma idêntica aos dados já cadastrados no Senac.
- Você receberá uma notificação na conta do e-mail cadastrado solicitando a confirmação de seu cadastro. Logo que confirmar, já terá acesso à Área Exclusiva do Portal Senac.
- No Portal do Senac, faça o seu login para a Área Exclusiva. Nela, você terá acesso ao seu login educacional (no campo em azul da imagem abaixo). Esse é o login que deverá ser utilizado para acessar o MSTeams.

Nota
Para entrar no MSTeams, utilize o login que aparece no banner azul e inclua @senacsp.edu.br (ex.: login.aluno@senacsp.edu.br). A senha será mesma que você utilizou para acessar a Área Exclusiva do Portal Senac São Paulo.
17. Programa Senac de Aprendizagem
Orientações para a operacionalização das atividades teóricas de forma remota.
Versão 5
Data: 15/6/2020
O que mudou: atualizações em geral e inserção de novas perguntas e respostas, todas estão destacadas em azul.
Setor/público impactados: docentes, técnicos, secretaria e atendimento, de todas as unidades.
ACESSE: FAQ – Orientações para a operacionalização das atividades teóricas de forma remota.
18. Orientações adicionais
Sobre a utilização de ambientes virtuais, precisamos negociar com os alunos previamente?
E aqueles que não aceitarem ou não possuírem equipamento e infraestrutura para tal?
Este é um momento de adaptação e precisaremos pensar em como atender diferentes perfis e níveis de acesso e familiaridade com o uso das tecnologias.
A indicação é a continuidade das atividades. De modo geral, as instituições estão migrando para o digital e propondo ações, e, neste momento, mesmo a legislação vem criando instrumentos para validar as atividades a distância como equivalentes às presenciais.
O WhatsApp e o e-mail estão sendo identificados como meios acessíveis para comunicação com os alunos. Será necessário negociar e buscar alternativas para atender a todos. É possível imprimir e encaminhar as atividades e recursos aos alunos que não tenham possibilidade de comunicação virtual. Em casos extremos, vale conversar com o aluno para identificar a melhor forma de atendê-lo neste momento.
Qual é a frequência que as atividades devem ser postadas?
Este planejamento deve ocorrer em função das características de cada curso e turma. Não há rigidez, mas pode ser interessante pensar em uma programação que contemple atividades integradas e considere a dedicação que o curso previa.
É importante considerar, no entanto, que não será possível manter exatamente o mesmo planejamento, e que será necessário ajustar as nossas expectativas e sermos realistas quanto ao que será possível trabalhar com os alunos de forma remota.
Será uma fase de aprendizado, em que os docentes precisarão ir se ajustando ao ritmo possível de resposta aos alunos. Vale ficar sensível à taxa de resposta e às manifestações dos alunos quanto a exigência proposta, e ir alinhando o que for possível.
O uso de rede sociais versus a segurança da informação – quais medidas de acompanhamento devem ser realizadas além do conteúdo postado pelo professor?
Neste momento estamos flexibilizando o uso de diferentes recursos e plataformas como suporte, para que seja possível a continuidade das ações. Importante registrar o planejamento das ações feitas, bem como as plataformas ou aplicativos que serão utilizados.
É importante também o cuidado com a privacidade dos dados e com a segurança da informação, temas que podem ser cuidados pelos docentes e até mesmo trabalhados com os alunos.
Sobre o plano de curso, é possível alterar a sequencialidade/concomitância das UCs?
Sim, mas desde que a UC alterada/antecipada não tenha uma UC anterior como pré-requisito. Na dúvida, recomenda-se avaliar com o técnico de área da GD.
Orientações sobre o Grande Hotel Campos do Jordão.
Por conta do Decreto de Situação de Emergência n° 8.106, de 19 de março de 2020, anunciado pela Prefeitura de Campos do Jordão, que determina o encerramento de atendimento ao público do comércio, bares, restaurantes e hotéis por 30 dias, comunicamos que o Grande Hotel Campos do Jordão, hotel-escola Senac estará com suas atividades suspensas de 23 de março a 21 de abril.
Gerência de Desenvolvimento - farmácia
ü Com relação aos informes legais para os órgãos competentes na área de Farmácia (mapa trimestral, entre outros), mesmo com o cancelamento das aulas, devemos continuar enviando as informações. Não há mudanças nesse quesito.
ü As atividades on-line com alunos, via docentes, podem ser seguidas. Os professores podem realizar suas atividades remotamente.
Gerência de Desenvolvimento – enfermagem
ü Um “plano de auxílio” tratará de todos os aspectos relativos aos estágios, assim como seus respectivos pré-requisitos, de modo que haja o menor impacto possível no início do estágio.
ü Importante reforçar que, no caso das unidades localizadas em São Paulo e na Grande São Paulo, o contato com a SMS (Secretária Municipal da Saúde) seja por meio da Cooperação Institucional da GD1 (Roseli Bernardi).
ü Oportunamente, será verificada a carga horária impactada neste período de suspensão de atividade, para definição de estratégias de reposição das práticas assistenciais.
19. Sobre serviços terceirizados
Vigilância
Permanecerá sem alterações, visando a segurança das pessoas e do patrimônio.
Digisystem (GTI)
Adotará o horário das 10h às 17h.
Elevadores
A GMS suspenderá as visitas programadas e formalizará tal alteração com as empresas. Os plantões serão mantidos para atendimentos de chamados/urgências.
Vero RH (GEP)
Serão mantidos os serviços temporários em caso de necessidade. Considerando o panorama atual, caso eles não sejam mais necessários, o contrato temporário deverá ser encerrado.
Telefonia (GTI)
Adotará o horário das 10h às 17h.
Motoboy
Adotará o horário das 10h às 17h.
Correios
Permanecerá sem alterações, até novo comunicado da empresa.
*Acrescentamos que todas as empresas prestadoras de serviços cuidarão dos casos em que o funcionário estiver no grupo de risco.
20. Suporte GTI
Como fica o suporte técnico?
As equipes da GTI se organizaram para continuar prestando atendimento de suporte por meio de chamados para todos os funcionários. O horário de atendimento está de acordo com a orientação da Diretoria Regional para o funcionamento das unidades, campi e gerências corporativas – de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
O suporte técnico prestado aos alunos está mantido de segunda a sexta-feira, e aos sábados.
Para mais esclarecimentos, como devo entrar contato?
Funcionário pode entrar em contato pelo comitedeprevencao@sp.senac.br, e será atendido ou direcionado para as gerências responsáveis.
Alunos e público externo devem enviar dúvidas para coronavirus@sp.senac.br, e serão respondidas pela Central de Atendimento.
