Perguntas Frequentes

Posso fazer este curso?
Para fazer esse curso você precisa ter concluído o Ensino Fundamental II.
O que é um curso de ensino médio integrado ao curso Técnico?
Diferente de um curso Técnico com Ensino Médio tradicional, no qual o aluno tem disciplinas separadas dos dois níveis de ensino, no curso de Ensino Médio Técnico do Senac o estudante faz as duas formações simultaneamente, de maneira integrada. Oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental II, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno.
Qual é o diferencial do curso de ensino médio técnico do Senac?
O curso oferece Ensino Médio e formação profissional técnica de forma efetivamente integrada. A formação profissional é desenvolvida nas áreas de conhecimento, dando sentido à aprendizagem do aluno. Os alunos desenvolvem o projeto do ano e o projeto de formação profissional, além de orientação para projeto de vida. Os professores do curso possuem formação sólida e experiência profissional na área.

No Senac o aluno conta com aulas dinâmicas e interativas, com simulação e situações reais, que privilegiam uma formação cidadã, crítica e criativa. As atividades são desenvolvidas em diversos ambientes educacionais que exploram toda a infraestrutura de laboratórios e espaços oferecidos pela instituição.

Qual a diferença entre um curso integral e um curso integrado?
O curso que o Senac oferta é o ensino médio técnico, que é caracterizado como integrado por desenvolver as competências do ensino médio juntamente com a formação profissional técnica, efetuando matrícula única para cada aluno. Um curso “integral” diz respeito ao período de realização, com uma carga horária mais extensa e aulas durante todo o dia (e não apenas em um turno). O curso que o Senac oferece é integrado e acontece em um só período.
Posso trabalhar durante o curso?

Sim, o aluno pode trabalhar desde primeiro ano, como aprendiz ou estagiário. Receberá um certificado de qualificação profissional ao final de cada ano, ganhando competências específicas que possibilitará ao aluno ingressar no mercado de trabalho, seja por meio de empresas ou empreendendo seu próprio negócio:

Qual é a metodologia do curso?
O Senac adota práticas pedagógicas inovadoras, por meio de metodologias ativas que estimulam o aluno a construir o conhecimento e a desenvolver competências profissionais. Com isso, procura fortalecer a autonomia dos alunos na aprendizagem, desenvolvendo a capacidade crítica, a criatividade e a iniciativa. No âmbito desta proposta, a metodologia é baseada em projetos, estudo do meio e atividades de solução de problemas, a partir da pesquisa, da busca das informações, da ação criativa e transformadora.
Como estão divididas as aulas do Ensino Médio Técnico do Senac?
Ao longo da semana, todas as áreas de conhecimento (Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais aplicadas) serão desenvolvidas de maneira integrada com a formação profissional por meio do projeto do ano letivo e projeto de formação profissional. Além disso, o curso prevê um espaço para trabalhar o Projeto de Vida, contribuindo e promovendo reflexão necessária para a construção de sentido e significado para a vida do jovem.
O Ensino Médio Técnico do Senac tem prova?
No curso, a avaliação se dá ao longo do processo de ensino-aprendizagem e considera que o aluno vai reestruturando o seu conhecimento a partir das atividades que realiza durante as aulas. A avaliação dos projetos acontece com a definição de indicadores previamente estabelecidos e acordados entre professores e alunos. O processo de aprendizagem é acompanhando permanentemente e registrado por menção (Desenvolvida, Em Desenvolvimento e Não desenvolvida), e não com uma nota, assim como em outras escolas.
Se não há nota, quais menções o aluno pode ter? No boletim/histórico escolar dele, não vão constar notas? Isso pode prejudicar a entrada do aluno nas universidades?
O processo de aprendizagem é acompanhado permanentemente, com registros bimestrais das menções Desenvolvida, Em Desenvolvimento ou Não desenvolvida. Para aprovação no ano, o aluno deve obter a menção Desenvolvida em todas as áreas de conhecimento e no projeto de formação profissional, além de ter frequência mínima de 75% no ano letivo em cada área de conhecimento. As menções e aprovações anuais constarão no histórico escolar do aluno, sem prejuízo para o ingresso nas universidades, desde que tenha sido aprovado no 3º ano do Ensino Médio Técnico.
Como é a orientação para o Projeto de Vida?
Atua como contexto de toda a formação proposta para o Ensino Médio Técnico. A orientação para o projeto de vida se dá a partir de tutoria em atividades coletivas e momentos individuais. Trata-se de um espaço que promove a reflexão necessária para a construção de sentido e significado para a vida do jovem onde as questões discutidas emergem do grupo.

No projeto de vida também ocorre o acompanhamento do desempenho dos alunos em diversas perspectivas, como anseios, aderência ao curso, permanência etc. Em exercício contínuo e orientado para ações que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional, além de definição de percursos formativos.

O curso me prepara para fazer o ENEM e vestibulares?
Sim, o curso oferece uma preparação sólida e contextualizada para o ENEM, abrangendo toda a Base Nacional Comum Curricular. O curso prevê a aplicação de simulados do ENEM desde o primeiro ano.
A carga horária do ensino médio no Senac é menor porque tem o ensino técnico junto?
No Senac, o ensino médio é desenvolvido de maneira integrada ao técnico em informática, em proposta inovadora desenvolvida em um único turno do dia. O ensino médio técnico do Senac foi desenvolvido de acordo com a reforma do novo ensino médio que possibilita a integração da formação profissional técnica com o ensino médio como itinerário formativo e dentro de uma mesma carga horária.
Qual sistema de ensino do Senac? Quais materiais didáticos são utilizados? Tem apostila?
O Senac não adota sistema apostilado de ensino para a oferta do Ensino Médio Técnico e desenvolve materiais e estratégias de aprendizagem próprios para o desenvolvimento do curso.

Os materiais didáticos necessários para o desenvolvimento do curso estão inclusos na mensalidade dos alunos, conforme política interna vigente. Além disso, os alunos acessam uma plataforma educacional (Microsoft Teams), onde professores disponibilizam material de apoio para os estudos.

O Senac terá algum controle de entrada e saída na unidade?
Os alunos poderão sair da unidade desacompanhados, alinhado com nossa proposta pedagógica que propõe a aprendizagem para autonomia, mas será necessário que os responsáveis assinem um termo de ciência e autorização no ato da matrícula.
Como será o perfil dos professores que atuarão no Ensino Médio?
Os professores do Ensino Médio e Técnico em Informática têm experiência multidisciplinar em trabalhos com jovens, mediação de grupos e projetos sociais, em lidar com a diversidade, trabalho em equipe, trabalho por projetos, além de postura democrática e visão de mundo inclusiva e crítica. Todos possuem as licenciaturas nas áreas de conhecimento e formação específica na área de informática.
É possível entrar no curso no 2º ou no 3º ano? Existe alguma forma de transferência?

Conforme disponibilidade de vagas das unidades, é possível o ingresso de alunos a partir do 2º ano do Ensino Médio ou transferências ao longo do 1º ano.

Como poderei acompanhar o desenvolvimento do meu filho? Existirá algum aplicativo ou sistema que eu poderei acessar?
O responsável financeiro pelo curso possui um login próprio ao Portal do Aluno Senac, onde acessa informações financeiras.

O acompanhamento do desenvolvimento pode acontecer em contato com a coordenação do curso e nas reuniões bimestrais.

Aluno que ultrapassar 25% de faltas reprova automaticamente? O percentual de faltas de 25% é calculado por área de conhecimento, componente curricular ou para o total no ano do curso?
O aluno deve ter frequência mínima de 75% no ano letivo, em cada área de conhecimento, conforme legislação vigente.
O aluno poderá sair em qualquer horário após o início das aulas?
Menores de 18 anos somente poderão sair da unidade escolar antecipadamente durante o horário de aulas e intervalos, mediante autorização dos pais/responsáveis.
Como o aluno bolsista ou baixa renda poderá solicitar a gratuidade no transporte?
Cada empresa prestadora de transporte, segue regras próprias, por isso, é fundamental saber qual delas o aluno utilizará para orientá-lo corretamente. Caso necessite de mais informações, entre em contato com a Secretaria Escolar da unidade.

inscrições abertas a partir de 19 de agosto de 2020
às 12 horas.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.

Vagas disponíveis para ingresso no 2º e 3º ano*

* Consulte a disponibilidade e regras para transferências na unidade de interesse.

1 - Faça o cadastro antecipadamente no site  www.sp.senac.br para criação de login e senha.
Importante: os dados devem ser exclusivamente do aluno candidato à vaga.

2 - Com o login e senha, no dia 19 de agosto, a partir das 12 horas, faça a inscrição para bolsa de estudo* ou pagante aqui no site sp.senac.br/ensinomedio.

3 - Caso você seja contemplado, aguarde um e-mail com instruções para a matrícula.

4 - Faça a matrícula**, enviando por e-mail cópias dos seguintes documentos:

 - RG e CPF ou outro documento de identificação que comprove a numeração destes registros;
-  Certificado de conclusão ou histórico escolar do ensino fundamental; ou
-  Declaração de conclusão do ensino fundamental emitida nos últimos 3 meses ou cursando o último ano do ensino fundamental.

Vagas disponíveis para ingresso no 2º e 3º ano: preencha o formulário de interesse. A unidade entrará em contato para detalhes sobre a disponibilidade e regras para transferências.

* As bolsas fazem parte do Programa Senac de Gratuidade e correspondem ao valor integral do curso. Mais informações consulte aqui  o tutorial. Podem participar do processo de bolsas de estudo pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federais. A comprovação dos dados fornecidos durante o momento de inscrição será realizada na efetivação da matrícula.

** Para alunos pagantes, a vaga estará garantida mediante pagamento da matrícula e entrega dos documentos. O pagamento da matrícula pode ser feito por boleto bancário, com o vencimento de dois dias uteis após a sua emissão. Os descontos concedidos pela Política Senac de Descontos Institucionais serão aplicados a partir da mensalidade de janeiro/2021. O Desconto Contribuinte deve ser comprovado na efetivação da matrícula. Mais informações no site www.sp.senac.br/descontos.