guia de estilo

Glossário

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXY • Z

a

Adwords

O Google Ads (antigo Google AdWords) é a plataforma de anúncios do Google. Por meio desse serviço, empresas têm a possibilidade de, a grosso modo, pagar ao Google para se destacarem na internet.

All Type

Em bom português, significa “todo tipo”. É um conceito visual que utiliza apenas letras para compor um layout, transmitindo a mensagem que se deseja, sem a necessidade de usar nenhum tipo de ilustração ou imagem.

b

Blog

O blog é um site pessoal ou profissional, atualizado frequentemente e que pode ser usado tanto por empresas, quanto por usuários comuns que desejam ter um diário na internet.

Briefing

É um documento que serve como um guia para a execução de um projeto, reunindo uma série de informações, como dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto.

c

Caractere

Tudo o que for digitado em um texto, desde letras e números até símbolos especiais ($,&) e pontuações.

Chatbot

Um software programado para responder a determinadas perguntas feitas por pessoas de maneira natural, rápida e assertiva.

CTA

Sigla para Call-To-Action ou, em bom português, chamada para ação, é uma frase — normalmente destacada com elementos visuais, como um botão — que convida visitantes de um site a realizar alguma ação. Exemplos: “Compre aqui”, “Baixe o e-book gratuito”, entre outos.

d

Design System

Conjunto completo de padrões do projeto, documentação e princípios, juntamente com o kit de ferramentas de design e código para atingir esses padrões.

e

E-book

Significa livro em formato digital. Com finalidades de marketing, trata-se de um material mais completo de informações, com o objetivo de captar leads.

Ecossistema digital

Um ecossistema digital tem como objetivo trazer valor extra aos clientes através da otimização de dados e fluxos de trabalho de diferentes departamentos internos, ferramentas, sistemas, bem como clientes, fornecedores e parceiros externos.

Edição de texto

Processo que visa melhorar um texto, alterando estilo e formatação de trechos. A edição ainda envolve a verificação de coerência e coesão no texto e a checagem de dados.

E-mail marketing

Trata-se do disparo de e-mail para um público que já iniciou um relacionamento com a sua empresa, tendo como finalidade a conversão.

f

Figurinhas

Diferente dos emojis, que são criados a partir da combinação de símbolos no teclado, as figurinhas podem ser criadas por desenhos e até fotos suas, por exemplo.
É a mesma coisa que stickers, só que em português

Filtro (para instagram)

Os filtros são efeitos de câmera que utilizam a tecnologia de realidade aumentada para modificar a imagem real das coisas. Essas alterações nas imagens gravadas ou fotografadas são os efeitos, que incluem diversas opções de interação: máscaras, luzes, brilhos, frases, jogos, objetos flutuantes, maquiagens, alteração na cor dos olhos

g

Gif

O GIF (Graphics Interchange Format) é um formato de imagem que possibilita a compactação de várias cenas, exibindo movimento. Os GIFs não possuem som, as próprias imagens transmitem a mensagem desejada.

h

Hashtag

A conhecida #, é utilizada para indicar palavras relevantes. Isso facilita que outras pessoas encontrem seu conteúdo por meio da busca no Twitter, Facebook e Instagram.

i

Identidade visual

É o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos.

Inbound

Inbound Marketing é uma concepção do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. O Marketing de Atração, como também é chamado o Inbound, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.

Intertítulo

Trata-se de frases destacadas no interior de textos para dividir um conteúdo longo e, assim, organizar melhor as informações.

j

Jpg

O formato de imagem JPEG, também chamado de JPG, é o formato de imagem que possui uma taxa de compressão bastante alta. Não é ideal quando a imagem não pode ter nenhuma compactação ou ter sua qualidade reduzida. Obs: Não possui fundo transparente.

k

KPI

KPI é uma sigla que vem do inglês para Key Performance Indicator, são os Indicadores-Chave de Performance. Trata-se de uma ferramenta de gestão empregada para analisar os indicadores mais importantes de um negócio ou empresa.

KV

Um KV, a forma abreviada de KeyVisual, representa a essência de uma campanha. Ele deve ser visto como uma espécie de guia do que deve constar na criação. 

l

Landing page

Landing page, ou página de conversão, é uma página dedicada exclusivamente a uma oferta — oferecer material gratuito, vender um produto, etc. — em troca de algo.

Essa moeda de troca pode ser tanto dinheiro, no caso de um produto sendo vendido, como informações pessoais usadas para nutrir o lead mais tarde — no caso de um material gratuito, por exemplo.

Lauda

A lauda jornalística, por sua vez, possui em média entre 20 e 25 linhas, sendo que cada linha contém aproximadamente 70 caracteres. No total, um texto jornalístico pode apresentar entre 1200 e 1700 caracteres por lauda.

Layout

Na área da arte gráfica, o layout é um esboço ou rascunho que mostra a estrutura física de uma página de um jornal, revista ou página na internet (como um blog, por exemplo).

O layout engloba elementos como texto, gráficos, imagens e a forma como eles se encontram em um determinado espaço. O layout gráfico pressupõe o trabalho de um designer gráfico, que vai trabalhar no formato e números de página e suas margens, números de colunas de texto e outros aspectos relevantes.

Lead

Lead é um potencial cliente que representa uma oportunidade de negócio, pois já demonstrou interesse na sua empresa de alguma forma e deixou algum contato para manter o relacionamento aberto.

Live streaming

Live streaming nada mais é do que uma transmissão de dados ao vivo via internet ou rede de computadores. No caso, de dados de vídeos ou apenas de áudio.

m

Motion graphics

Motion graphics, também conhecido como motion design, videografismo ou design de animação, é uma técnica de design gráfico que mescla princípios de design, animação, vídeo e cinema, gerando um grande impacto visual.

p

Page views

Outro termo muito usual no universo do marketing digital é o termo “Page views”. Como o nome indica, as Page Views referem-se ao número de vezes que uma página é visualizada no navegador. Este é um dos indicadores mais importantes. Traduzindo as page views para o comércio offline, elas significam o número de vezes em que alguém entra numa loja (quer a pessoa compre ou não os produtos/serviços).

Pauta

É um conjunto de informações que vai orientar o redator/repórter a escrever ou produzir um determinado tipo de conteúdo,

Persona

Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. É baseado em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos.

PNG

Também é um formato de imagem digital, mas a compressão das imagens no formato PNG não causam tanta perda de qualidade, diferentemente do JPG. Outro diferencial das imagens em formato PNG é o suporte para transparência.

Podcast

É um programa de rádio que pode ser ouvido pela internet a qualquer hora, por meio do celular ou do computador. Com temas e duração variadas, o ouvinte pode acessar conteúdos em áudio para se informar, para estudar ou para passar o tempo.

Post

Post é o conteúdo criado e publicado em alguma plataforma da internet. Essa publicação pode ter o formato de imagem, vídeo, texto, áudio ou todos eles juntos. As principais plataformas de publicação de posts são as redes sociais e os blogs.

r

RD Station

RD Station Marketing é uma ferramenta para automação em marketing digital e vendas.

Revisão

É a etapa seguinte à edição. Ela verifica e corrige erros de digitação, ortografia, pontuação e gramática.

ROI

ROI é a sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento. Esta é uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos, principalmente na área de Marketing.

s

Segmentação

A segmentação é a definição do público-alvo que queremos atingir com a nossa estratégia. Para a segmentação, entram características como faixa etária, gênero, profissão, hábitos de consumo, nível de rendimento, entre outros.

SEO

Sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Trata-se de um conjunto de técnicas que têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos motores de pesquisa.

Stickers

Diferente dos emojis, que são criados a partir da combinação de símbolos no teclado, os stickers podem ser criados por desenhos e até fotos suas, por exemplo. O mesmo que figurinhas.

t

Template

Template é um modelo visual responsável por criar um padrão para um determinado formato de peça gráfica, digital ou site.

Teste A/B

Testes A/B servem para testar diferentes abordagens e ver o que converte mais em uma página.

Por exemplo, dá para testar se uma landing page com fundo claro converte melhor que uma com fundo escuro. Assim, metade dos visitantes verá o fundo claro e metade verá o escuro.

A cor que converter melhor será usada de forma definitiva.

Tráfego

Tráfego na Internet se refere à movimentação dos usuários pelas páginas online. Quanto maior o tráfego, mais gente está tendo contato com o seu produto ou a sua marca.

u

UX Writing

Conteúdos textuais direcionados à otimização de uma experiência do usuário. Na prática, trata-se da seleção de cada elemento que compõe um texto de maneira estratégica, para facilitar a jornada do leitor em uma interação.

v

Vetor

Imagens em vetor são definidas como sendo constituídas por linhas, curvas e formas preenchidas. As imagens em vetor podem ser redimensionadas a qualquer tamanho sem que percam sua qualidade.

w

Webinar

Webinar é um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que geralmente permite a interação da audiência via chat.

senac são paulo