guia de estilo
Glossário
a
Adwords
O Google Ads (antigo Google AdWords) é a plataforma de anúncios do Google. Por meio desse serviço, empresas têm a possibilidade de, a grosso modo, pagar ao Google para se destacarem na internet.
All Type
Em bom português, significa “todo tipo”. É um conceito visual que utiliza apenas letras para compor um layout, transmitindo a mensagem que se deseja, sem a necessidade de usar nenhum tipo de ilustração ou imagem.
b
Blog
O blog é um site pessoal ou profissional, atualizado frequentemente e que pode ser usado tanto por empresas, quanto por usuários comuns que desejam ter um diário na internet.
Briefing
É um documento que serve como um guia para a execução de um projeto, reunindo uma série de informações, como dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto.
c
Caractere
Tudo o que for digitado em um texto, desde letras e números até símbolos especiais ($,&) e pontuações.
Chatbot
Um software programado para responder a determinadas perguntas feitas por pessoas de maneira natural, rápida e assertiva.
CTA
Sigla para Call-To-Action ou, em bom português, chamada para ação, é uma frase — normalmente destacada com elementos visuais, como um botão — que convida visitantes de um site a realizar alguma ação. Exemplos: “Compre aqui”, “Baixe o e-book gratuito”, entre outos.
d
Design System
Conjunto completo de padrões do projeto, documentação e princípios, juntamente com o kit de ferramentas de design e código para atingir esses padrões.
e
E-book
Significa livro em formato digital. Com finalidades de marketing, trata-se de um material mais completo de informações, com o objetivo de captar leads.
Ecossistema digital
Um ecossistema digital tem como objetivo trazer valor extra aos clientes através da otimização de dados e fluxos de trabalho de diferentes departamentos internos, ferramentas, sistemas, bem como clientes, fornecedores e parceiros externos.
Edição de texto
Processo que visa melhorar um texto, alterando estilo e formatação de trechos. A edição ainda envolve a verificação de coerência e coesão no texto e a checagem de dados.
E-mail marketing
f
Figurinhas
É a mesma coisa que stickers, só que em português
Filtro (para instagram)
g
Gif
h
Hashtag
i
Identidade visual
É o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos.
Inbound
Intertítulo
j
Jpg
k
KPI
KV
l
Landing page
Landing page, ou página de conversão, é uma página dedicada exclusivamente a uma oferta — oferecer material gratuito, vender um produto, etc. — em troca de algo.
Essa moeda de troca pode ser tanto dinheiro, no caso de um produto sendo vendido, como informações pessoais usadas para nutrir o lead mais tarde — no caso de um material gratuito, por exemplo.
Lauda
Layout
Na área da arte gráfica, o layout é um esboço ou rascunho que mostra a estrutura física de uma página de um jornal, revista ou página na internet (como um blog, por exemplo).
O layout engloba elementos como texto, gráficos, imagens e a forma como eles se encontram em um determinado espaço. O layout gráfico pressupõe o trabalho de um designer gráfico, que vai trabalhar no formato e números de página e suas margens, números de colunas de texto e outros aspectos relevantes.
Lead
Live streaming
m
Motion graphics
p
Page views
Outro termo muito usual no universo do marketing digital é o termo “Page views”. Como o nome indica, as Page Views referem-se ao número de vezes que uma página é visualizada no navegador. Este é um dos indicadores mais importantes. Traduzindo as page views para o comércio offline, elas significam o número de vezes em que alguém entra numa loja (quer a pessoa compre ou não os produtos/serviços).
Pauta
Persona
PNG
Podcast
Post
r
RD Station
Revisão
É a etapa seguinte à edição. Ela verifica e corrige erros de digitação, ortografia, pontuação e gramática.
ROI
s
Segmentação
A segmentação é a definição do público-alvo que queremos atingir com a nossa estratégia. Para a segmentação, entram características como faixa etária, gênero, profissão, hábitos de consumo, nível de rendimento, entre outros.
SEO
Stickers
t
Template
Teste A/B
Por exemplo, dá para testar se uma landing page com fundo claro converte melhor que uma com fundo escuro. Assim, metade dos visitantes verá o fundo claro e metade verá o escuro.
A cor que converter melhor será usada de forma definitiva.
Tráfego
Tráfego na Internet se refere à movimentação dos usuários pelas páginas online. Quanto maior o tráfego, mais gente está tendo contato com o seu produto ou a sua marca.