GUIA DE ESTILO
Política da Meta (Facebook e Instagram)
CONTEXTO SENAC NA META (FACEBOOK E INSTAGRAM)
A Meta (Empresa controladora de várias das maiores plataformas de mídia social do mundo, incluindo o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e o Messenger) estrutura a divisão de seus clientes por verticais (indústrias), como educação, automobilístico, saúde, etc. Essa é uma forma de organização muito utilizada pelos veículos de mídias digitais.
Embora o Senac seja uma instituição de ensino, ele costuma se enquadrar nas verticais de governo, pela natureza da nossa criação e atuação.
Na Meta, empresas como Senai e demais órgãos, como o MEC, também estão nessa vertical. Algumas empresas e órgãos ficam, inclusive, proibidos de realizar postagens no período eleitoral (Lei nº 9504, de 1997), conforme exemplos abaixo (este não é o caso do Senac):
É relevante destacar que nossas estratégias são elaboradas considerando o contexto do mercado educacional.
O fato é que fazemos parte de uma vertente governamental, o que nos expõe aos princípios relacionados a questões sociais, políticas e, inclusive, eleitorais. Isso significa que lidamos com assuntos sensíveis, especialmente durante o período eleitoral. A política educacional também se encaixa nesse cenário.
Para melhor auxiliar nossas unidades, reunimos neste documento um resumo da política de anúncios referente a tópicos sociais, eleições e política. Essa política pode ser acessada na íntegra no seguinte link disponibilizado pela Meta.
Essas diretrizes se somam às orientações já transmitidas pela equipe de Criação e Design de Conteúdo, abordando aspectos como o uso de trilhas,”trends do
momento” e a utilização de aplicativos (apps) agregadores para repostar conteúdo ou até mesmo para aumentar o número de seguidores.
CONTEÚDO ORGÂNICO X CONTEÚDO PAGO
A aprovação da Meta garante que os anúncios sejam compatíveis com os termos de uso e direitos autorais. Se uma violação for encontrada em qualquer ponto do processo de análise, o anúncio será rejeitado. No entanto, conteúdos pagos de baixa qualidade, mesmo que não violem nossas políticas, podem até ser aprovados, porém terão seu desempenho afetado.
Para as ações pagas, temos que seguir duas políticas:
1- Padrões da comunidade (que está mais voltada aos conteúdos em gerais);
2- Políticas de Publicidade (que está ligada às ações de mídia paga/anúncios).
Abaixo temos uma imagem de nossa conta empresarial (business manager), onde trazemos, para o conhecimento de todos, de que o Senac São Paulo não tem histórico de anúncios rejeitados em nossa conta Institucional.
NOVA POLÍTICA META DE POSTS E ANÚNCIOS - ORIENTAÇÕES PARA USO NO SENAC
Em 2022, em razão das eleições, a Meta atualizou sua política sobre anúncios relacionados a temas sociais, eleições ou política. A atualização incluiu a reclassificação de algumas palavras, expressões e abordagens que podem fazer alguma relação, mesmo que indireta, a esses temas.
Para simplificar e orientar as publicações de conteúdos, principalmente para conteúdos orgânicos, reunimos as principais diretrizes da política em forma de recomendações práticas.
Para evitar o bloqueio e até mesmo a suspensão das contas, siga as seguintes orientações:
Sobre eleições ou política – O QUE NÃO FAZER.
- Não promova ou apoie políticos, partidos políticos ou figuras políticas, incluindo autoridades indicadas por políticos. Isso inclui o uso de nomes, imagens ou menções a cargos políticos;
- Não promova a mudança de leis ou políticas, ou posicione-se contra ou a favor da legislação;
- Não incentive as pessoas a entrar em contato com representantes eleitos ou órgãos governamentais a fim de realizar uma ação específica ou assinar uma petição a um representante eleito ou órgão governamental;
- Dar à Página o nome de uma figura política (por exemplo, o nome da página ser ‘Governadora Joana Silva’);
- Não forneça informações sobre votação, como, quando e onde votar, formas de votar, entre outras;
Além disso, evite os seguintes subtemas e classificação de assuntos sensíveis:
- Direitos civis e sociais
- Crime
- Economia
- Educação
- Política ambiental
- Armas
- Saúde
- Imigração
- Valores políticos e governança
- Segurança e política externa
Conforme já pontuado anteriormente, a Meta tem uma política rigorosa para esses temas, e pode tomar medidas contra contas que violem as diretrizes. Estas medidas podem incluir o bloqueio ou a suspensão da conta, a remoção de conteúdo ou a aplicação de outras restrições.
Exemplos de abordagens em anúncios e/ou posts orgânicos:
Exemplo | Definição | Não usar | Usar com moderação e atenção na abordagem |
Direitos civis e sociais | Estão sujeitos à análise e monitoramento, anúncios sobre direitos civis e sociais, cujo conteúdo inclua discussão, debate e/ou defesa favorável/ contra tópicos que abordem, entre outros, liberdade religiosa, direitos LGBTQIA+, direitos das mulheres, visões pró-escolha/pró-vida e discriminação racial. |
“A liberdade de expressão está sob ataque nos campi universitários. A censura excessiva precisa parar.” “Chegou o momento de todos nós levantarmos e exigirmos direitos iguais para as mulheres.” “Como podemos combater o racismo sistêmico?” “Conteúdo de anúncio que seja sobre ou mencione “Vidas negras importam” ou “Vidas LGBTQIA+ importam”. |
“O museu está abrindo uma nova exposição sobre o movimento dos direitos civis.” “Em breve: um painel para discutir a evolução histórica do movimento pelos direitos das pessoas negras no Brasil.” “Temos mais de cem livros recém-publicados sobre racismo sistêmico e história negra à venda no momento”. “Os ultrassons podem ajudar as pessoas a aprender mais sobre a saúde de uma gravidez. Visite a nossa clínica hoje mesmo para acessar uma variedade de serviços pediátricos e para gestantes.” Anúncios sobre um dia/mês comemorativo, como o Orgulho LGBTQIA+, não exigem rótulos, a menos que o conteúdo do anúncio inclua defesa de temas sociais.
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Crime | Estão sujeitos à análise e monitoramento, anúncios sobre crimes, cujo conteúdo inclua discussão, debate e/ou defesa favorável/contra tópicos que abordem, entre outros, população carcerária e pena de morte. |
“O que o encarceramento em massa significa para o nosso país?” “A violência nas ruas está fora de controle. Precisamos agir agora” “Como combater o crime em sua vizinhança.”
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“Conheça as estatísticas de criminalidade em nossa cidade” “Palestra sobre como o ensino auxilia na diminuição de crimes na periferia programada para esta semana.” |
Economia | Estão sujeitos à análise e monitoramento, anúncios sobre economia, cujo conteúdo inclua discussão, debate e/ou defesa favorável/contra tópicos que abordem, entre outros, reforma fiscal e crescimento econômico. |
“O colapso financeiro está chegando. Saiba como se proteger” “Torne-se um milionário da noite para o dia.” “A taxação de grandes fortunas ajudará a trazer empregos de volta ao Brasil: apoie a reforma tributária para criarmos mais empregos.”
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“Acompanhe as últimas notícias econômicas em nosso site.” “conheça nossos cursos voltados para o mercado econômico” “Visite a nossa feira de empregos amanhã! Ela começa às 8 horas.” |
Educação | Estão sujeitos à análise e monitoramento, anúncios sobre educação, cujo conteúdo inclua discussão, debate e/ou defesa favorável/contra tópicos que abordem, entre outros, acesso à educação e políticas de avaliação padronizadas. |
“Precisamos de políticas melhores para tornar a educação acessível.” “Os cidadãos da nossa cidade precisam apoiar o aumento de fundos para aulas de programação, a fim de lidar com a iminente crise trabalhista de falta de funcionários qualificados no setor de tecnologia.” |
“Ganhe uma bolsa de estudos para uma escola técnica.” “Descubra as oportunidades de estudo em nossa instituição.” “As sessões de preparação aos exames para as candidaturas às faculdades começam em 1º de junho.”
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Política ambiental | Estão sujeitos à análise e monitoramento, anúncios sobre políticas ambientais, cujo conteúdo inclua discussão, debate e/ou defesa favorável/contra tópicos que abordem, entre outros, mudanças climáticas, energia renovável/sustentável e combustíveis fósseis. |
“A energia renovável é a única maneira de preservar nosso planeta.” “A extração de petróleo no mar é um benefício para as comunidades locais: cria muitos novos empregos com salários altos.” “Qual é a melhor maneira de enfrentar as mudanças climáticas?”
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“Lâmpadas LED de baixo consumo de energia em LIQUIDAÇÃO agora: saiba como elas podem ajudar você a diminuir a conta de luz.” “Como reduzir sua pegada de carbono” “Saiba como reduzir o consumo de plástico em três etapas.” |
Armas | Estão sujeitos à análise e monitoramento, anúncios sobre armas, cujo conteúdo inclua discussão, debate e/ou defesa favorável/contra tópicos que abordem, entre outros, direitos e reformas relacionados às armas. |
“Eu apoio o direito de portar armas.” “Resista ao controle de armas.” “Precisamos de uma reforma nas leis de armas.” |
“Participe de um curso sobre segurança no porte de armas a partir de 1º de setembro.” “Confira este artigo: Armas e mosquetes da Revolução Americana.” |
Saúde | Estão sujeitos à análise e monitoramento, anúncios sobre saúde, cujo conteúdo inclua discussão, debate e/ou defesa favorável/contra tópicos que abordem, entre outros, reforma do sistema de saúde e acesso à saúde. |
“Lutamos para que todos na nossa comunidade tenham acesso à assistência médica de qualidade que todas as famílias merecem.” “Saúde é um direito, não um negócio.” “A reforma do sistema de saúde é a questão mais importante que a nossa nação enfrenta.”
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“Nova localização, o mesmo compromisso com a saúde. Visite a nossa clínica hoje mesmo.” “Tome a vacina em casa. Entre em contato com a nossa equipe de profissionais.” “Faça um mestrado em Saúde Pública.” |
Imigração | Estão sujeitos à análise e monitoramento, anúncios sobre imigração, cujo conteúdo inclua discussão, debate e/ou defesa favorável/contra tópicos que abordem, entre outros, reforma nas leis de imigração e situação de refugiados. |
“Precisamos de uma reforma nas leis de imigração agora mesmo!” “Devemos nos unir e dar apoio aos refugiados.” “A imigração está no nosso sangue.”
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“Entre em contato com os nossos advogados especialistas em imigração. Podemos ajudá-lo com casos difíceis. Ligue e faça sua consulta.” “Assista ao nosso vídeo sobre a vida em um campo de refugiados.” |
Valores políticos e governança | Estão sujeitos à análise e monitoramento, anúncios sobre valores políticos e governança, cujo conteúdo inclua discussão, debate e/ou defesa favorável/contra tópicos que abordem, entre outros, ideologias políticas ou relacionadas ao censo, como participação no censo, acesso e leis. |
“O voto de cabresto ainda existe no Brasil e está interferindo na igualdade de direitos de voto para todos. Chega de voto de cabresto no Brasil.” “Precisamos de reformas nas leis sobre financiamento de campanha para igualar as oportunidades dos candidatos!” “O socialismo está em ascensão?” “Garanta que a sua voz seja ouvida, participe do censo!
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“Quer saber mais sobre como o governo funciona? Participe do nosso seminário. “ “A cada dez anos, é feito um censo no Brasil. Saiba mais.” “Venha conhecer a história de São Paulo na nossa nova série de palestras.” |
Segurança e política externa | Estão sujeitos à análise e monitoramento, anúncios sobre segurança e política externa, cujo conteúdo inclua discussão, debate e/ou defesa favorável/contra tópicos que abordem, entre outros, política de defesa e segurança. |
“Os gastos com as forças armadas e a defesa foram longe demais! É hora de reduzir esses custos.” “Precisamos de mais investimentos do governo nos nossos veteranos de guerra.” |
“Junte-se a nós neste domingo para o evento destinado a quem quer fazer parte das Forças Armadas do Brasil.” “Inscreva-se no serviço militar.” “Acordos internacionais: saiba como eles afetam a sua empresa.”
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É crucial observar que a maneira como abordamos um determinado assunto pode influenciar se o conteúdo será ou não publicado e, ainda mais significativo, pode resultar na suspensão da conta.
A GCR mantém uma comunicação constante com a Meta e está atenta às atualizações desta política.
UM EXEMPLO PRÁTICO
O Senac Mogi Guaçu realizou um evento sensacional para a prefeitura da cidade. Para que a iniciativa tivesse visibilidade, recebemos a solicitação para impulsionar o post orgânico.
Ao criarmos a campanha para o impulsionamento no gerenciador de anúncio, já recebemos a negativa, ou seja, o impulsionamento foi rejeitado pois o algoritmo entendeu que a publicação estava fora das políticas de publicidade, que, por sua vez, se conecta com as demais políticas da empresa. Logo, não é possível fazer o impulsionamento:
A política que precisamos seguir, e levando em consideração o período eleitoral também, nos deixa em uma situação bem delicada na Meta, por esta razão exigem atenção redobrada da equipe. PRECISAMOS AVALIAR COM BASTANTE CRITÉRIO OS CONTEÚDOS POSTADOS PARA EVITARMOS PROBLEMAS E A SUSPENSÃO DA CONTA.
Deixamos abaixo alguns links importantes considerando as políticas do Meta a respeito da vertical em que nos encontramos:
Sobre anúncios relacionados a temas sociais, eleições ou política
Anúncios sobre temas sociais, eleições ou política