guia de estilo
Tipografia
A uniformização da tipografia confere unidade e profissionalismo à imagem da nossa empresa, e otimiza a relação de todos os públicos com nossa marca em cada detalhe.
Tipografia para Meios Digitais
Em meio à enxurrada de conteúdos postados diariamente nas mídias digitais, estão as empresas disputando por alguns segundos de atenção do público.
Quando essa atração é conquistada, surgem outros fatores decisivos. Um conteúdo relevante, uma imagem legal, um vídeo interessante. Tudo isso é válido na estratégia.
Mas o que muita gente não sabe é que a escolha da fonte pode influenciar diretamente nesse resultado.
Na internet tudo é muito rápido.
As pessoas buscam agilidade e, uma vez que a concentração nos conteúdos costuma durar segundos, você deve imaginar o que vai acontecer se escolher uma fonte que prejudica a leitura, certo?
Pois é. O trabalho vai por água abaixo.
Daí a importância das dicas que você confere a seguir.
Fontes com serifa
Possuem pequenos prolongamentos e traços nas extremidades. Parecido com um “pezinho”, sabe?
São usadas para conteúdos impressos, principalmente em textos longos, como em livros e revistas.
Mas, se no papel elas auxiliam a leitura, em materiais digitais elas cansam a visão rapidamente, ou seja, atrapalham a leitura.
Tudo o que você não quer é embaralhar a leitura da pessoa que está visitando o seu conteúdo, não é mesmo? Portanto, evite ao máximo o uso.
Exemplo: Times, Cambria, Book Antigua
Tipografia Script
Também conhecidas como cursiva ou manuscrita. Compõem um estilo de fontes que simulam a escrita manual humana.
Você não vai querer utilizá-las em uma peça digital, a menos que se trate de um convite de casamento ou formatura. O que não é o caso, certo?
Tipografia Display
São fontes de letras mais artísticas e cheias de enfeites, podendo, inclusive, trazer símbolos e figuras no lugar do alfabeto. Ou seja, você deve passar longe delas.
Fontes sem serifa
Chegamos na queridinha da estratégia digital. São fontes que não possuem os prolongamentos nas extremidades das letras.
Elas são ótimas para a leitura em telas, tanto para textos curtos quanto para peças de design, pois são mais limpas e ajudam na distinção entre os caracteres.
Elas são as mais recomendadas em relação à acessibilidade, por isso, é a que indicamos.
A seguir, confira as fontes que recomendamos:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
1 2 3 4 5 6 7 8 9 0
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
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Aqui vão duas dicas:
Lembre-se que dentro do pacote da Adobe você também tem acesso ao banco de fontes: https://fonts.adobe.com
Neste link, verifique a proporção de contraste das cores do texto e de fundo para garantir a acessibilidade visual das cores escolhidas.
Tipografia Institucional
Helvetica Neue LT Pro
Para materiais de caráter institucional (impressos administrativos, diplomas e certificados, documentos, etc), deve-se utilizar a família Helvetica Neue LT Pro.
Baixe a família Helvetica Neue LT Pro.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
1 2 3 4 5 6 7 8 9 0
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
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A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
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A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
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Verdana e Arial
Para os e-mails institucionais, as famílias tipográficas que podem ser utilizadas são Verdana e Arial.
Baixe as famílias Arial_Verdana.