Bolsas e financiamentos

Programa de Bolsas no Ensino Superior

O Centro Universitário Senac possui um Programa de Bolsas de Estudo, cujo objetivo é auxiliar os alunos financeiramente e, ao mesmo tempo, incentivá-los a prosseguir com seus estudos, desenvolver atividades ou adquirir novas práticas, fortalecendo a articulação e integração curricular.

A concessão da bolsa de estudo será realizada sob a forma de desconto aplicado sobre o valor da mensalidade do curso em que o aluno estiver matriculado, não contemplando o valor cobrado a título de componentes curriculares cursados em regime de dependência ou adaptação, bem como as demais taxas cobradas pelo Centro Universitário e está condicionado à estreita observância dos compromissos assumidos pelo aluno e atender às exigências constantes nos editais do processo seletivo.

O programa oferece as seguintes modalidades:

Incentivo Acadêmico

Tem como objetivo promover a inclusão social de alunos dos cursos de graduação, possibilitando auxílio para a continuidade dos estudos.

A participação na Bolsa Incentivo Acadêmico exige o cumprimento das seguintes condições por parte do aluno:

  1. Estar devidamente matriculado em curso de graduação;
  2. Estar em dia com o pagamento das mensalidades;
  3. A partir do segundo período do curso, ter no máximo duas dependências nos componentes curriculares cursados nos semestres anteriores ao recebimento da bolsa;
  4. Atender a critérios e outras condições determinados em edital específico.

A título de classificação, a concessão da Bolsa Incentivo Acadêmico considera a carência de recursos financeiros para custear os estudos, tendo como indicador fundamental a análise da renda familiar, devidamente comprovada.

Confira a lista de aprovados.

Iniciação Científica

Tem como objetivo inserir os alunos dos cursos de graduação no processo de investigação científica, tecnológica e artística, despertando vocações e incentivando talentos.

A Bolsa Iniciação Científica é concedida nas seguintes formas:

  1. Iniciação Científica com bolsa de estudos, pela qual o aluno recebe contrapartida pelo desempenho da atividade, em forma de desconto sobre o valor da mensalidade; ou
  2. Iniciação Científica com bolsa de órgãos de fomento, pela qual o aluno recebe remuneração do referido órgão.

A participação na Bolsa Iniciação Científica exige o cumprimento das seguintes condições por parte do aluno:

  1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação do Centro Universitário Senac e cursando entre o 1º e o penúltimo período do curso durante a vigência da bolsa;
  2. Ter no máximo duas dependências nos componentes curriculares cursados nos semestres anteriores ao recebimento da bolsa;
  3. Estar em condição de dedicar, pelo menos, 12 horas semanais, às atividades de iniciação científica;
  4. Estar em dia com o pagamento das mensalidades;
  5. Atender a critérios e outras condições determinados em edital específico.

Clique aqui para mais informações.

Confira a lista de aprovados.

Monitoria

Tem como objetivo oferecer aos alunos a participação em atividades de ensino-aprendizagem, pesquisar, propor metodologias e conteúdos adequados a cada disciplina, oportunizando a consolidação de sua formação acadêmica, melhoria da qualidade da aprendizagem e sua qualificação profissional.

A Bolsa Monitoria consiste na execução de um projeto elaborado e supervisionado pelo professor responsável pela(s) disciplina(s), contemplando atividades a serem desenvolvidas pelo monitor.

A participação na Bolsa Monitoria exige o cumprimento das seguintes condições por parte do aluno:

  1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação ou extensão do Centro Universitário Senac;
  2. Ter no máximo duas dependências nos componentes curriculares cursados nos semestres anteriores ao recebimento da bolsa;
  3. Estar em condições de dedicar, pelo menos, 16 horas semanais às atividades de monitoria, com disponibilidade para estar em sala de aula e/ou laboratório nos dias, horários, curso e turma em que a competência objeto da monitoria seja oferecida;
  4. Estar em dia com o pagamento das mensalidades;
  5. Atender a critérios e outras condições determinados em edital específico.

Confira a lista de aprovados.

Extensão Universitária

Tem como objetivo a participação dos alunos em atividades, tais como, organização de eventos acadêmicos, esportivos, culturais, atendimento corporativo e projetos de extensão universitária, bem como, a título de incentivo, em atividades de natureza empreendedora, responsabilidade social e ambiental promovidas pelo Centro Universitário Senac ou por órgãos externos.

A participação na Bolsa Extensão Universitária exige o cumprimento das seguintes condições por parte do aluno:

  1. Estar regularmente matriculado em curso de ensino superior durante a vigência da bolsa;
  2. Ter no máximo duas dependências nos componentes curriculares cursados nos semestres anteriores ao recebimento da bolsa;
  3. Estar em condições de dedicar, pelo menos, 16 horas semanais às atividades.
  4. Estar em dia com o pagamento das mensalidades;
  5. Atender a critérios e outras condições determinados em edital específico.

Campus Santo Amaro

Confira o edital, a ficha de inscrição, as diretrizes do programa e a relação de projetos.

Lista de aprovados 2017

Projeto Senac em Movimento

Confira o edital e a ficha de inscrição.

Campus Águas de São Pedro

Confira o edital e a ficha de inscrição.

Empresa

A Bolsa Empresa tem como objetivo o reconhecimento e incentivo ao desempenho dos alunos do Centro Universitário Senac em atividades acadêmicas ou científicas, subsidiada pela captação de recursos financeiros externos.

Obs.: As condições de concessão das Bolsas Empresa serão determinadas em edital específico.

Bolsa Social

A Bolsa Social tem como objetivo proporcionar a inclusão socioeducativa de pessoas em situação de carência financeira e a promoção da missão institucional e do desenvolvimento econômico e social.

A concessão desta modalidade de bolsa é condicionada à participação do aluno em projetos acadêmicos institucionais, visando promover e fortalecer a integração entre ensino, geração de conhecimento, relação com o mercado e a responsabilidade social.

As bolsas são concedidas aos interessados que cumpram os requisitos pré-estabelecidos em edital especifico.

Confira a lista de aprovados