2° Fórum Internacional de Educadores - Senac São Paulo

A educação é um bem comum, por isso deve ser pensada coletivamente, por meio de experiências compartilhadas e conversas sobre os diversos caminhos a trilhar. 

Para incentivar essas conexões e a construção de pontes de conhecimento, o Senac São Paulo promove o 2º Fórum Internacional de Educadores, uma série de bate-papos ao vivo com especialistas de vários países e saberes. 

Em 2021, a proposta é discutir a educação profissional, inovações, e a formação cidadã, e como essas coisas estão conectadas num contexto intenso de mudanças. Que tal vir com a gente? 

Vai ser tudo gratuito e ao vivo pelo YouTube. 
 
Lembre-se: quem fizer a inscrição pode participar dos eventos ao vivo e interagir com participantes. 

Então confira a programação abaixo e faça sua inscrição. 

2/8/2021, 15 horas

Ancestralidade, comunidade e escola: O papel da educação frente aos desafios Globais

Nesta conversa, o líder indígena Ailton Krenak conversa com a Superintendente de Operações do Senac São Paulo Lucila Mara Sbrana Sciotti. Mediados por Márcia Fragelli, a ideia é promover reflexões sobre a importância da ancestralidade e suas conexões com o papel da educação nas comunidades frente aos desafios globais. 

Participantes

 

Ailton Alves Lacerda KrenakAilton Alves Lacerda KrenakLíder Indígena, atuou na elaboração da constituição de 1988. Ambientalista e escritor brasileiro. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Grão-Cruz da Ordem do Mérito Cultural.

 

Lucila Mara Sbrana SciottiSuperintendente de Operações do Senac São Paulo. Doutora e mestre em Educação pela PUC-SP. Atua em cargos executivos desde 1998 e tem realizado diversas apresentações sobre os temas liderança, gestão de pessoas, aprendizagem organizacional, gestão educacional e educação do futuro.

 

Mediadora

 

Márcia Cristina Fragelli - FotoMárcia Cristina Fragelli – Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Recursos Humanos, psicopedagogia e estudiosa da educação especial. Mestre e doutoranda em Educação. Tem experiência com docência na educação básica e ensino superior, incluindo pós-graduação. É Coordenadora Educacional no Senac São Paulo, pesquisadora e autora de livros na área.

3/8/2021, 15 horas

Tecnologia como ferramenta de aprendizagem

Quais são os impactos dos avanços tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem? Será que todo mundo tem acesso a esses avanços? Como as inovações tecnológicas chegam até os públicos em situação de vulnerabilidade social? 

Nesta conversa, vamos discutir esses temas sob a ótica dos mais recentes estudos, pesquisas e projetos que buscam democratizar o acesso e a inclusão de todos na era tecnológica. 

Participantes

 

 Claudio Pinhanez - FotoClaudio Pinhanez Pesquisador da IBM Research desde 1999, líder das pesquisas em Inteligência Conversacional do laboratório da IBM Research no Brasil. Vice-diretor do C4AI, Centro de Pesquisas em Inteligência Artificial. Doutor pelo no Media Lab do MIT. 

 

Patricia Carnicelli Spadaccini - fotoPatricia Carnicelli Spadaccini Graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos, pós-graduada em Psicodrama e mestre em Formação de Formadores pela PUC-SP. É docente no Senac Penha. Tem experiência de 17 anos na Educação, ênfase em ensino-aprendizagem e 10 anos na área social. 

 

Romero ToriRomero Tori – Autor do livro Educação sem Distância, utiliza seu blog EsemD.org e redes sociais, para escrever sobre educação. Professor e pesquisador da Escola Politécnica da USP e do curso Computação Aplicada à Educação (USP). Bolsista de produtividade do CNPq, em tecnologia educacional. 

 

Mediadora

 

Márcia Cristina Fragelli - FotoMárcia Cristina Fragelli Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Recursos Humanos, psicopedagogia e estudiosa da educação especial. Mestre e doutoranda em Educação. Tem experiência com docência na educação básica e ensino superior, incluindo pós-graduação. É Coordenadora Educacional no Senac São Paulo, pesquisadora e autora de livros na área.

4/8/2021, 15 horas

Metodologias ativas: a escola e seus interatores no processo de ensino e aprendizagem

Você sabe o que são metodologias ativas e como elas podem fazer toda a diferença para a comunidade escolar? 

Nesta conversa, vamos debater sobre esse modelo de ensino inovador que busca apresentar propostas de trabalho por meio de projetos e desafios escolares que mobilizam alunos, professores e funcionários para a solução de problemas reais enfrentados pela coletividade, destacando a conexão da escola com a realidade, a cidade e o projeto de vida de estudantes e demais envolvidos. 

Participantes

 

Fernanda Yamamoto - FotoFernanda YamamotoPós-doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da USP. É coordenadora de projetos educacionais do Senac São Paulo, atuando na pesquisa, concepção, desenvolvimento e implementação do Ensino Médio Técnico no estado.

 

Lourenço Garcia - FotoLourenço GarciaDoutor em Educação Urbana, Liderança e Estudos Políticos, diretor da Escola Pública de Revere, no Massachusetts. Recebeu prêmios internacionais, como o Schools of Opportunity National Award e a medalha Jorge Fidalgo de serviços comunitários. É natural de Cabo Verde e vive em Boston, nos Estados Unidos. 

 

Ulisses Ferreira de Araújo - FotoUlisses Ferreira de AraújoProfessor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, onde é coordenador científico do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. É presidente da PANPBL – Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies.

 

Mediadora

 

Márcia Cristina Fragelli - FotoMárcia Cristina Fragelli Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Recursos Humanos, psicopedagogia e estudiosa da Educação Especial. Mestre e doutoranda em Educação. Tem experiência com docência na educação básica e ensino superior, incluindo pós-graduação. É Coordenadora Educacional no Senac São Paulo, pesquisadora e autora de livros na área.

5/8/2021, 15 horas

Inovação no ensino-aprendizado através do fazer: práticas e dinâmicas, postura maker, colaborativismo e competências do século XXI

Nesta conversa, iremos trazer reflexões sobre o ensino e o aprendizado através do fazer, abordando práticas e dinâmicas desenvolvidas em laboratórios, mas que se mantém acessíveis e sustentáveis. 

Com exemplos práticos, vamos discutir experiências inovadoras que preparam profissionais para empreender em qualquer realidade. Além disso, diferentes cenários de inovação e investimento, contemplando a diversidade de espaços educacionais e do mundo do trabalho, também serão tema de debate. 

Participantes

 

Adriano de Luca - FotoAdriano Camargo de LucaGraduado em Desenho Industrial e pós-graduando em Magistério para Ensino Superior pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É professor no Centro Universitário Senac e na Universidade Paulista. Especialista em Projetos de Arquitetura e Design Sustentável.

 

Daniel Caminha - FotoDaniel CaminhaPsicólogo, pós-Graduado em Constelações Sistêmicas e em Análise Institucional . Já lecionou no curso de Pós-Graduação “Criatividade e Inovação” (Univates) e foi professor convidado na Perestroika, escola de criatividade.  

 

Luciano Meira - FotoLuciano MeiraPh.D. em Educação Matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA), Mestre em Psicologia Cognitiva e Bacharel em Pedagogia. Professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, professor colaborador do Mestrado em Design Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

 

Mediadora

 

Márcia Cristina Fragelli - FotoMárcia Cristina Fragelli Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Recursos Humanos, psicopedagogia e estudiosa da educação especial. Mestre e doutoranda em Educação. Tem experiência com docência na educação básica e ensino superior, incluindo pós-graduação. É Coordenadora Educacional no Senac São Paulo, pesquisadora e autora de livros na área. 

6/8/2021, 15 horas

Formação de docentes: Contornos urgentes e emergentes da atualidade

A pandemia trouxe diversos desafios, e um deles é a formação continuada de professores. Esta dificuldade precisa ser conversada a partir dos princípios educacionais, para além das ferramentas.  

Vamos debater o tema considerando a realidade pessoal de docentes, vida social, acesso a recursos e equipamentos e integridade mental. Com a compreensão da cultura digital como parte da linguagem contemporânea. 

Participantes

 

Ana Luiza Marino Kuller - FotoAna Luiza Marino KullerMestre em Educação pela USP, especialista em Economia e Gestão das Relações do Trabalho e em Tecnologias na Aprendizagem graduada em Psicologia pela PUC-SP. Atua como Coordenadora de Educação e de Inovação Educacional do Senac São Paulo. 

 

Bartira Riguetti Calca Sanches - FotoBartira Riguetti Calca SanchesGraduada em Comunicação Social pela Unesp. Pós-graduada em Marketing de Serviços, pela Fundação Cásper Líbero e em Gestão Escolar, pelo Centro Universitário Senac. Atua com gestão educacional há 12 anos, e atualmente é Gerente do Senac Bauru. 

 

David Rodrigues - FotoDavid RodriguesProfessor de Educação Especial, obteve o Doutoramento e o título de Agregado pela Universidade de Lisboa. Lecionou em Universidades Portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Brasil e China) e cessou a sua carreira docente em 2015 como professor catedrático (Universidade de Lisboa).

 

Mediadora

 

Márcia Cristina Fragelli - FotoMárcia Cristina Fragelli Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Recursos Humanos, psicopedagogia e estudiosa da educação especial. Mestre e doutoranda em Educação. Tem experiência com docência na educação básica e ensino superior, incluindo pós-graduação. É Coordenadora Educacional no Senac São Paulo, pesquisadora e autora de livros na área. 

7/8/2021, 9:30 horas

Reflexões sobre a conexão entre a História da educação e a educação profissional diante das transformações exigidas pelo mundo trabalho

Em 2021 o Senac completa 75 anos e continua encabeçando discussões e propostas inovadoras para a educação profissional e o ensino técnico. São décadas de história pensando sempre um passo adiante do mercado, formando profissionais e cidadãos preparados para o mundo do trabalho. 

Mas como preparar profissionais para empregos que talvez ainda não existam? Venha conversar com a gente sobre como a educação profissional é construída como resposta advindas das necessidades sociais, humanas e dos sujeitos envolvidos. 

Participantes

 

Francisco Aparecido Cordão - FotoFrancisco Aparecido CordãoEducador, sociólogo e filósofo. Graduado em Filosofia e Pedagogia. Especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Presta serviços educacionais a sistemas, organizações e instituições educacionais tais como Senac, Sesc e Representação da Unesco no Brasil.

 

Jurandir dos Santos - FotoJurandir dos SantosGraduado em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1995), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e Doutor em Psicologia da Saude pela Universidade Metodista. Atua como Diretor Educacional no Senac São Bernardo dos Campos.

 

Mediadora

 

Márcia Cristina Fragelli - FotoMárcia Cristina Fragelli Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Recursos Humanos, psicopedagogia e estudiosa da educação especial. Mestre e doutoranda em Educação. Tem experiência com docência na educação básica e ensino superior, incluindo pós-graduação. É Coordenadora Educacional no Senac São Paulo, pesquisadora e autora de livros na área. 

Ficou com dúvidas? Confira abaixo mais informações sobre o evento:

t

Onde acontece o evento?

Todas as atividades do Fórum serão transmitidas ao vivo no canal do Youtube do Senac São Paulo, exclusivamente para quem se inscrever no evento. 

U

Como faço para participar?

O formulário de inscrição está ao lado de cada atividade. Vamos enviar o link por e-mail quando você se inscrever, é só acessar no dia e horário programados. 

Preciso pagar alguma coisa?

A inscrição e a participação nas atividades deste evento são gratuitas.

Z

Posso me inscrever para mais de uma atividade?

Sim! É só preencher o formulário de inscrição para cada atividade que tiver interesse.

h

Vai ter certificado?

Este evento não oferece certificado, mas você pode receber uma declaração de participação no seu e-mail, depois da atividade. Para isso, se inscreva e acompanhe as transmissões ao vivo que compartilharemos o link para solicitação no chat.

Vai ter intérprete de Libras?

Sim! Nos esforçamos para que todas as nossas atividades sejam inclusivas, por isso, todos os encontros terão intérprete de Libras ao vivo. 

Confira a playlist com todas as transmissões da 1° edição

Realização: