Escolha uma Página

O Diário de Amanhã – O jogo

O jogo virtual “Diário de Amanhã” é um recurso didático sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Trata-se de uma ferramenta inovadora para abordar em sala de aula, de forma leve e criativa, o que vai expresso no documento.

É uma maneira de contribuir para o esclarecimento, a divulgação e o engajamento na defesa dos direitos humanos, para que cada pessoa possa encontrar no seu cotidiano um jeito de colocar em prática o que vai expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e não se calar frente as injustiças que testemunha.

O jogo completo tem duração aproximada de 1h45 e apresenta algumas etapas: inicialmente os alunos, organizados em grupos, fazem a escolha do avatar que os representará nas duas etapas seguintes. A seguir é apresentado um vídeo com uma breve contextualização histórica dos direitos humanos que serve de suporte para a fase 1. Nessa fase, há um Quiz com perguntas sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A fase 2 apresenta 12 missões que estão relacionadas com o respeito ou violação desses artigos.

Em 2017, foi feita uma atualização no jogo que colocou um menu na fase 2 para escolha das missões que o grupo deseja jogar.

Em 2019, foi feita nova atualização, nomeada de versão 3 – 2019:  foi incluído um botão para pular o vídeo com a contextualização histórica dos direitos humanos e também a fase 1, seguindo diretamente para a fase 2 onde estão as missões. Dessa forma, o grupo pode escolher as missões que deseja jogar e voltar em outra oportunidade para jogar as demais, sem precisar passar novamente pela primeira fase. Também foi retirado o nome do personagem que faz a narração do jogo (se chamava Moros, deus do destino e da sorte na mitologia grega).

A versão 4, realizada em 2021, traz uma renovação do texto dos perfis que aparecem ao final do jogo.

Caso queira fazer a aplicação virtual do jogo na plataforma Microsoft Teams, acesse o manual de orientações no link abaixo:

Manual

Preencha o formulário ao lado para baixar o jogo.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

    Eu concordo em receber comunicações.