O projeto

Patrimônio Histórico - Senac São Paulo

O projeto

Patrimônio Histórico - Senac São Paulo

O projeto

Patrimônio Histórico - Senac São Paulo

relógio escultura de mármore e bronze fundido estilo art déco – França, década de 1930Objetos que falam

Compartilhar histórias é um modo eficaz e encantador de educar. O Senac São Paulo acredita nesse princípio e procura praticá-lo sempre que vê uma chance. Exemplo disso são os objetos históricos e artísticos reunidos ao longo desses 70 anos de lida cotidiana e que, agora, estão à sua disposição neste endereço virtual.

As peças vêm de diferentes tempos e lugares para nos encher os olhos e excitar a memória. E mais: dão pistas de contextos históricos e culturais ainda vivos na mente dos mais maduros, mas provavelmente inéditos para os jovens. Contam detalhes de salas, salões e saguões que um dia abrigaram o expediente no âmbito do comércio de bens, serviços e turismo no Estado de São Paulo.

 

espelho com moldura de metal fundido e iluminação estilo art nouveau – França, década de 1920

 

Educação transformadora

A curadoria dessa exposição virtual é do arquiteto Ricardo Chahin, responsável pela tarefa de escolher os objetos aqui incluídos entre mais de 300 opções. Com a palavra, o curador:

“Ao longo do tempo, o Senac São Paulo soube adquirir peças de qualidade artística e valor histórico ligadas à sua atuação institucional e em harmonia com suas edificações. Trata-se, portanto, de um patrimônio cultural que dá imensa contribuição à preservação da memória paulista. E que agora fica acessível a um público ainda maior. Na minha visão, essa é mais uma amostra do compromisso assumido pelo Senac de promover uma educação que transforma”, afirma.

 

cafeteira VFA Express – década de 1930

 

 

Art nouveau, art déco, eclético

Na verdade, para o Senac, a riqueza desse patrimônio vai além. Entende que a degustação dos itens equivale a uma saborosa – e despretensiosa – aula sobre a arte criada e difundida no século 20. É que essas pequenas raridades encontram-se preservadas em diferentes unidades da instituição. Mas aqui, reunidas, permitem uma análise demorada e em close.

Vindas da França, Itália, Alemanha e de outras nações, as peças foram concebidas, na maioria, entre as décadas de 1920 e 1940. São chapeleiras, cômodas, poltronas, relógios, mesas, lustres, espelhos e outros artigos que – seja em madeira, seja em bronze ou cristal – dizem muito sobre os estilos art nouveau, art déco e eclético, especialmente. Sem falar na barbearia e na farmácia centenárias, impecavelmente preservadas.

 

Conheça o acervo de objetos históricos e artísticos.