Saiba o que o Senac tem feito para manter alunos, docentes e funcionários engajados durante o período de pandemia.

As medidas seguem as orientações dos órgãos oficiais (Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde). Compartilhamos as informações com toda a comunidade Senac, em nossos canais de comunicação.

Assista aqui ao vídeo em que o Senac São Paulo reforça a importância de se proteger contra a Covid-19.

 

ESTAMOS ATENTOS

Formamos um comitê de gerenciamento interno para a questão do novo coronavírus para acompanhar as informações e orientações oficiais no combate à Covid-19. Também criamos dois canais de atendimento exclusivos para esclarecer questões relacionadas ao período de suspensão. 

Para o funcionário, as dúvidas podem ser encaminhadas para comitedeprevencao@sp.senac.br.

Para o público externo, o canal de atendimento é coronavirus@sp.senac.br.

Abaixo, todas as orientações do Senac São Paulo para esse período, atualizadas constantemente.

 

 

ORIENTAÇÕES DAS GERÊNCIAS

MANTENHA AS AULAS EM DIA

O QUE É CORONAVÍRUS?

PERGUNTAS E RESPOSTAS

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES DO HOTSITE
  • Em COMUNICADOS OFICIAIS

3/7 – Prorrogação do prazo das licenças gratuitas para alunos

3/7 – Nota Técnica nº 11 da Procuradoria Geral do Trabalho – Coordinância do Ministério Público do Trabalho

  • Em COMUNICADOS OFICIAIS

2/7 – Criação de Ações Extensivas | Ações de Relacionamento e Recuperação

 
Os documentos com as orientações para a retomada das atividades presenciais estão na intranet.
O link de acesso está disponível no campo EXTRA, da intranet.

 

SAIBA O QUE CADA GERÊNCIA ORIENTA SOBRE O TEMA

Gerência de Pessoal - GEP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 12/3, que vivemos uma pandemia do novo coronavírus e, além das informações já compartilhadas em 2/3 e disponíveis na intranet, reforçamos as seguintes orientações:

 

Prevenção

  • Evite levar as mãos ao rosto, especialmente olhos e boca.
  • Cumprimente as pessoas sem apertos de mão, beijos e abraços.
  • Use o crachá para entrada e saída do prédio (quando houver catracas) e também para o registro do ponto.
  • Ao chegar ao trabalho, lave muito bem as mãos com água e sabão.
  • Use uma folha de papel toalha para abrir portas e descarte ao chegar à estação de trabalho.
  • Use o braço para abrir portas vai e vem e/ou sem maçaneta.
  • Se tossir ou espirrar, cubra a boca com o braço ou lenço de papel descartável (e descarte o lenço imediatamente após o uso).
  • Sempre que possível, mantenha portas e janelas abertas para garantir ventilação, optando por desligar o ar condicionado.
  • Higienize a estação de trabalho várias vezes ao dia – teclado, mouse, telefone e celular.
  • Evite aglomerações e reuniões em salas fechadas, inclusive em reuniões virtuais com várias pessoas no mesmo local.
  • Ao encher garrafinhas de água em bebedouros e filtros, nunca as encoste na saída de água.

 

Providências de limpeza do prédio

O leitor biométrico das catracas está sendo higienizado com álcool gel a cada 30 minutos.

Intensificamos a limpeza de maçanetas, botoeiras e botões de elevador.

Serão instalados, até 20/3, dispensers de álcool gel nos corredores de todos os andares, bem como dentro dos elevadores e na entrada do edifício.

 

Se apresentar sintomas

Caso apresente qualquer sintoma, procure um serviço de saúde (pronto socorro) para descartar a presença do vírus.

*Se você é segurado da Porto Seguro Saúde, antes de ir ao Pronto Socorro, pode contatar o Alô Saúde por meio do telefone 0800 940 1892 ou pelo site porto.vc/alosaude, explicando os sintomas; os profissionais farão a recomendação sobre a necessidade de se dirigir a um hospital.

 

Reuniões

 Por determinação da Presidência, as reuniões programadas pela Federação do Comércio e as dos Conselhos Regionais do SESC e do SENAC, que ocorreriam nos dias 30 e 31 deste mês, estão canceladas.

 As reuniões programadas pelas diversas gerências e Unidades com presença física também estão canceladas até segunda ordem. As reuniões e encontros tanto internos quanto externos, quando possível, deverão ser através de outros meios.

Gerência de Desenvolvimento - GDs

Em constante aprendizado

Como, então, passar por esse turbilhão e continuar aprendendo a aprender, a ser, a conviver e a fazer? Como atender ao posicionamento adotado pelo Senac São Paulo de dar continuidade às ações educacionais em modo remoto para os cursos que já estavam em operação?

Responsáveis por promover a gestão do portfólio de serviços educacionais, nós, Gerências de Desenvolvimento (GDs), focamos ação na identificação e na disponibilização de serviços e recursos possíveis de serem vivenciados e experimentados nesse contexto, garantindo as marcas do nosso jeito de educar.

Entre elas, está a autonomia, pilar das ações de apoio e suporte à rede. E, juntos, estamos descobrindo como aprender a conviver num fazer coletivo em formatos diversos, que nos desenvolverão para sermos diferentes.

E o que só parecia ruim num primeiro olhar, nos leva a novas e melhores perspectivas.

Nossas equipes estão construindo com vocês, professores, coordenadores educacionais, secretários escolares, gestores, todas as equipes, as estratégias, os recursos e as experimentações com o mesmo foco: promover aos nossos alunos a mais genuína experiência de aprendizagem no nosso Jeito Senac, ainda que com todas as restrições que, sabemos, existem.

Vocês encontram todas as iniciativas – táticas e operacionais –, assim como os contatos com as equipes para suporte e esclarecimentos, divulgadas nesse hotsite, nas seções “Mantenha as Aulas em Dia” e “Perguntas e Respostas”.

Seguimos juntos, em constante aprendizado.

São Paulo, 26/5/2020

Melina, Roland e Sandra

gd@sp.senac.br

 

Gerência de Operações - GOs

Encaminhamos comunicados com orientações, considerando o aumento dos casos de infecção por coronavírus no Brasil e alguns questionamentos das Unidades, bem como de nossos alunos, que receberam comunicado alertando sobre cuidados e medidas de prevenção, conforme link.

Orientações para funcionários e docentes estão logo abaixo, em PERGUNTAS E REPOSTAS.

Para mais informações sobre o novo coronavírus, acesse o site do Ministério da Saúde e o site do Governo do Estado de São Paulo.

Gerência de Comunicação - GCR

 

Redes Sociais

 

Estamos recebendo vários questionamentos nas redes sociais sobre o cancelamento das aulas e demais atividades educacionais durante o atual período de alerta sobre o COVID-19.

Elaboramos uma resposta padrão, que foi validada pela diretoria, e segue abaixo. Esse texto deve ser usado sem nenhuma alteração e apenas reativamente, ou seja, somente como resposta a comentários com dúvidas sobre a suspensão de atividades.

 

Olá @(nome do aluno, cliente). Até o momento, todas as atividades educacionais do Senac São Paulo estão mantidas. Estamos monitorando as orientações dos órgãos competentes e reforçamos as medidas de segurança e higiene para funcionários e estudantes. Qualquer mudança neste posicionamento será amplamente comunicada.

 

Reforçamos que o texto não deve ser usado para nenhuma outra finalidade como post, stories, imagens e etc. e que nenhuma ação proativa deve ser feita em nenhuma rede social.

Já nos posicionamos em relação às medidas de segurança em canais internos e externos. Nas redes sociais, foram feitos posts no Instagram e Facebook institucionais. Recomendamos que as unidades que ainda não respostaram/compartilharam esse conteúdo, não o façam mais, de forma a evitar ainda mais questionamentos acerca do tema.

Atendimento Corporativo - GAC

 

Atendimento Corporativo

  • Para os contratos com empresas, devemos seguir os procedimentos regulares, ou seja, caso haja a interrupção da prestação dos serviços, a unidade, campi, gerência deve ajustar os vencimentos. Por exemplo, se houver a suspensão do serviço, o pagamento deverá ser suspenso, assim como também a empresa deve arcar com o que já foi executado. No caso de suspensão, quando retornarmos, realizaremos os termos aditivos para ajuste dos prazos.
  • Para as ofertas do Atendimento Corporativo, cujos encontros não forem realizados remotamente, estes devem ser cancelados no Senac Solution, para que não sejam processados, exceto o projeto da Fundação Casa. Os encontros em que os docentes/monitores conseguirem realizar remotamente, devem seguir as orientações sobre os registros escolares encaminhados pelo Geduc.
  • É fundamental a gestão das ofertas de AC para que não seja apurada a CHE na produção, contabilizada a receita contábil, emitida a nota fiscal e ainda, não sejam apropriados os gastos com docentes relativos aos serviços não prestados.

 

Sobre o planejamento de GAC, nossa orientação, por conta do coronavírus, é que:

  • Adiaremos o cronograma de agenda de encontros de relacionamento (retornaremos quando tudo for estabilizado) e acompanhamento de eventos;
  • Seguiremos com as negociações de pautas e acompanhamento de entrevistas por telefone;
  • Levantaremos informações para desenvolvimento e negociações de artigos e divulgações previstas no plano. Apoio e dúvidas com os porta-vozes serão tirados via call ou email.

MANTENHA AS AULAS EM DIA

Atividades remotas com uso das tecnologias disponíveis

 

– Docente, essa é uma proposta do Senac para que você mantenha as atividades educacionais durante o período de suspensão das aulas para prevenção da evolução do Covid-19.

– O objetivo é manter o vínculo com os alunos, bem como sua rotina de aprendizagem e a construção colaborativa nesta fase de crise.

– É importante que você esteja disponível para esclarecer dúvidas e orientar os estudantes, preferencialmente em horários preestabelecidos em parceria com a coordenação dos cursos.

– Há diversos guias e orientações sobre o uso de tecnologia que podem inspirar seu planejamento e realização de atividades, como o Porvir.

 

 

Sugestão de roteiro para planejamento de atividades

 

– Defina como será a rotina de atividades: o contato com os alunos, o tempo previsto para as atividades e a composição degrupos.

– Estabeleça os objetivos de aprendizagem das atividades de acordo com os desafios do Projeto Integrador ou das unidades curriculares e os saberes a serem mobilizados.

– Elabore as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos.

– Escolha as ferramentas digitais e as plataformas que propiciem a interação dos alunos.

– Registre os resultados da realização das atividades à distância.

Ferramentas possíveis

 

– Use as plataformas educacionais institucionais para organizar as atividades: Microsoft Teams para o Ensino Médio e Blackboard para o Superior;

– Para as outras modalidades de ensino, flexibilize o uso dos recursos digitais, como as redes sociais e os aplicativos. YouTube, Hangout, Skype e Microsoft Teams são algumas alternativas possíveis;

– Aposte na produção interativa de textos e apresentações usando ferramentas do Microsoft, Google ou das redes sociais.

Jogos

 

– Além de inúmeros modelos digitais disponíveis na rede, há plataformas onde professores podem criar seus jogos, como: Faz game, Unreal, Game Maker, Game Salad, Construct, Fusion, Gdevelop;

– Lance um desafio relacionado ao conteúdo abordado previamente em sala de aula. Os alunos podem discutir soluções em grupos on-line;

– Escolha temas específicos e reforce conceitos através de quizzes. É possível fazer isso utilizando questionários do Google Forms ou no site Kahoot.

Outras formas de ensinar

 

– Promova atividades interativas em vez das individuais. Isso fortalece o envolvimento dos alunos de forma leve e significativa;

– Você pode transmitir suas aulas ao vivo, através de webconferências ou chats. Neste caso, não esqueça de considerar a disponibilidade dos alunos. Pode ser interessante disponibilizar mais de uma opção de horário;

– Crie fóruns e sugira uma lista de leituras interessantes. Podcasts e filmes também podem ser boas opções de aprendizagem.

Estimule a autonomia dos alunos

 

– Incentive-os a enviar vídeos com suas reflexões, ampliando a troca de conhecimento;

– Há aplicativos que possibilitam a reflexão e a sistematização de conceitos com a produção de mapas mentais e infográficos, como o Sway e o Prezi;

– Sugira a criação de blogs através de plataformas como WordPress.

  • Saiba quais são os softwares gratuitos e os que estão com liberação de licença para uso gratuito temporariamente.
    Versão 8 – 1/7: prorrogação de liberação de licenças.
CONSULTE NOVAS VERSÕES NA PÁGINA: ORIENTAÇÕES PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES – Ação Educacional

O QUE É CORONAVÍRUS?

A doença provocada pelo novo Coronavírus é denominada oficialmente como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução). Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentes registrados na China e em outros países. Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situaçōes, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

SINTOMAS

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO

PROTEJA-SE

Vacinas

O médico Luiz Fernando Reis, diretor de ensino e pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, gravou um vídeo bem didático para esclarecer como elas agem em nosso organismo. Esse material foi amplamente compartilhado nas redes sociais e grupos de conversas. Nós checamos a veracidade do material. Assista aqui.

SAIBA COMO SE PREVENIR

• Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, depois de cuidar de pessoas doentes, após ir ao banheiro e antes/depois de comer.

• Ao tossir e espirrar: – Cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E se usar, lembre de lavar bem com água e sabão. – Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos. – Use, preferencialmente, lenços descartáveis.

• Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse. Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.

• No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

• Quem esteve em países com casos confirmados da doença e apresentar sintomas suspeitos deve evitar o contato com outras pessoas, procurar um serviço médico imediatamente e seguir os cuidados recomendados.

• Quem apresentar os sintomas deve procurar qualquer serviço de saúde. Para casos graves, a rede estadual de saúde preparou hospitais de referência na capital, interior e litoral.

• A notificação deve ser feita pelo serviço de saúde que atender o paciente em até 24 horas. A comunicação é feita pelas prefeituras ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.