guia de estilo
Guia de Linguagem
Afinamos uma única voz para as nossas conversas fortalecerem ainda mais os nossos vínculos.
Seguimos em parceria!
agosto, 2021
SUMÁRIO
5. Padrão de Escrita
Unidades, campi, hotéis-escola, editora, títulos de obras
Iniciais em maiúsculo sem itálico
Cursos, programas e eventos
Iniciais em maiúsculo sem itálico
Iniciais em maiúsculo sem itálico
Iniciais em minúsculo sem itálico
Outras palavras para escrever corretamente
1. APRESENTAÇÃO
QUEM SOMOS
Apoiamos e ajudamos nossos estudantes a conquistar seus sonhos com o nosso jeito de educar.
QUEM NÃO QUEREMOS SER
Somos contra todas as barreiras que afastam nossos estudantes da educação, como a hierarquia e a burocracia.
CONVERSANDO, NOS ENTENDEMOS
Por que as pessoas querem estudar?
Para sabermos a resposta, nós precisamos conversar com elas.
Quando entendemos seus desejos, podemos apontar os caminhos transformadores da educação.
Objetivo deste Guia
Estamos em muitos lugares e atendemos perfis de pessoas diferentes com necessidades diversas. O Guia de Linguagem unifica o jeito de qualquer pessoa que faz parte da nossa equipe falar em nome do Senac. Ao se comunicar, você deve utilizar o tom, a voz, a linguagem e o padrão de escrita que estão definidos aqui.
Para que serve
Se você fala com as pessoas em nome
do Senac, pelos canais de comunicação,
deve seguir as recomendações deste
Guia de Linguagem, em que estão a voz
e o tom da nossa instituição.
2. VOZ
A nossa voz é a nossa
essência, não muda nunca.
Considerando nossa trajetória,
nossa voz será, sempre, educadora
e confiável.
Educadora
Inspiramos e apoiamos as pessoas a mudarem a sua vida pessoal e profissional pela educação.
Confiável
Com décadas de história, construímos uma imagem de credibilidade, responsabilidade, segurança e qualidade nos produtos e serviços que oferecemos.
Onde aplicar
Essa é a voz que adotamos quando nos comunicamos em nome do Senac.
3. TOM
O tom de voz reúne outras
nuances que caracterizam
uma marca.
Nossos tons de voz são:
Amigável
Como uma boa amizade, estamos sempre próximos das pessoas para ajudá-las em diferentes momentos da vida.
Motivador
Estimulamos as pessoas a serem protagonistas de suas próprias vidas e mostramos como podemos contribuir nessa jornada.
Transformador
Acreditamos na mudança pela educação. Por isso, atuamos para que as pessoas transformem suas vidas e, também, melhorem a nossa sociedade.
Inclusivo
Nossa educação é para todas as pessoas, assim como nossa comunicação. Não aceitamos preconceitos e não reproduzimos qualquer tipo de discriminação.
4. APLICAÇÃO DA LINGUAGEM
Trabalhamos com seriedade, mas nem por isso precisamos adotar um tom cerimonioso e distante para falar com as pessoas.
Para que nossa voz seja reconhecida, os nossos quatro tons precisam estar presentes em todas as comunicações, ajustando apenas a intensidade de acordo com o objetivo.
Funciona como uma mesa de som. Cada tom de voz é um botão fixo, que ajustamos a intensidade conforme o momento.
Vamos conhecer alguns exemplos?
AMIGÁVEL >>> Somos mais amigáveis quando:
1 – Temos uma conversa próxima com nosso público, falamos diretamente com as pessoas e usamos textos fáceis e rápidos de serem compreendidos.
DIPLOMA
EM VEZ DE:
Terei diploma?
Ao final do curso, àquele que concluir, com aprovação, todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular e comprovar a conclusão do ensino médio é conferido o diploma de Técnico em Administração, com
validade nacional.
FAÇA ISSO:
Terei diploma?
Sim. Após a aprovação no curso, você receberá seu diploma, que é aceito em todo o Brasil. Para isso, é obrigatório apresentar o certificado de conclusão do ensino médio.
2 – Respeitamos as pessoas, mas sem endurecer e distanciar nossa conversa com elas.
PROXIMIDADE
EM VEZ DE:
Para mais informações, entre em contato. O Senac tem o objetivo de atender a todas as demandas de forma exclusiva.
FAÇA ISSO:
Ficou com alguma dúvida?
Adoraríamos receber sua mensagem!
Faremos de tudo para responder às suas perguntas da melhor forma.
3 – Mostramos que estamos presentes para as pessoas em diferentes momentos, lugares e necessidades.
MOTIVADOR >>> Motivamos mais quando:
1 – Colocamos nosso público como protagonista, em vez de falarmos sobre nós.
OBJETIVO
EM VEZ DE:
O curso tem como objetivo desenvolver o aluno para executar atividades administrativas da organização relacionadas aos processos de gestão
de pessoas, operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, marketing, vendas e finanças.
FAÇA ISSO:
Você aprenderá sobre gestão empresarial, sabendo lidar com marketing, logística e finanças, além de recursos humanos e planejamento estratégico.
2 – Damos exemplos práticos do que as pessoas encontrarão em nossos produtos e serviços, usando palavras positivas, leves e inspiradoras.
APRENDIZADO
EM VEZ DE:
Considerando que as competências serão formadas pela prática, devem ser previstas situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa.
FAÇA ISSO:
Você vai experimentar os desafios reais da sua profissão dentro e fora da sala de aula, criando projetos práticos e soluções criativas em equipe.
3 – Estimulamos as pessoas a se relacionarem conosco e explicamos cada momento dessa jornada, com orientações objetivas e fáceis de serem compreendidas.
ORIENTAÇÃO
TRANSFORMADOR >>> Transformamos mais quando:
1 – Conversamos sobre as mudanças nas vidas das pessoas que se relacionam ou já se relacionaram com a gente; sempre acompanhando essa jornada, apoiamos, não somos nós os protagonistas.
PROTAGONISMO
As nossas Histórias Transformadoras são um ótimo exemplo disso.
Confira a história transformadora do nosso ex-aluno Murilo Passos.
2 – Compartilhamos nossas ações para melhorar a sociedade, mas sem adotar uma posição de superioridade. Afinal, compreendemos nossa responsabilidade social. Foi assim, por exemplo, que divulgamos em nossa página no Facebook o site que criamos durante o período de isolamento social causado pelo coronavírus:
COMPROMISSO SOCIAL
Para conhecer todas as medidas e ações do Senac, acesse aqui.
“O Senac é mais do que um espaço, é um conjunto de pessoas. E cuidar delas é o que realmente importa.
Por isso, tomamos algumas medidas para garantir o bem-estar de todos e todas nesse período tão difícil. Suspendemos as atividades presenciais e criamos a plataforma ‘É Hora de Aprender em Casa’, que disponibilizou mais de 72 mil vagas gratuitas e mais de 200 lives para a sociedade.
Mas isso é só o começo.”
3 – Convidamos as pessoas para participar de ações sociais ao nosso lado, indicando os impactos positivos vivenciados pela comunidade.
Foi assim que convidamos as pessoas no Instagram a participar do projeto solidário Aventais do Bem durante a pandemia do coronavírus. Confira esse exemplo:
“Você tem uma máquina de costura, habilidades manuais, um ambiente seguro de contaminação e muita vontade de ajudar profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19?
Participe do projeto Aventais do Bem!
Vamos enviar kits de aventais hospitalares prontos para serem costurados, além de cone de linha, álcool em gel, máscara reutilizável e o passo a passo da montagem.
Para saber mais detalhes, consultar as cidades participantes e fazer sua inscrição, acesse o link na bio.
Não se esqueça de compartilhar as fotos do seu kit e do seu progresso com #AventaisDoBem.”
INCLUSIVO >>> Incluímos mais quando:
1 – DIVERSIDADE
Valorizamos a diversidade do nosso público, e usamos imagens de pessoas com diferentes características físicas. Somos contra expressões preconceituosas.
2 – GÊNERO
Conversamos com nosso público sem especificar o gênero das pessoas ou de um grupo. Por isso, sempre que possível, substituímos termos masculinos por alternativas inclusivas ou pelo grupo de pessoas.
3 – ACESSIBILIDADE
Incluímos pessoas com deficiência em nossas conversas, tornando nossos textos, imagens, vídeos e áudios mais acessíveis.
MENOS É MAIS
Cá entre nós, ninguém quer ficar lendo “textão” institucional. Lembre-se: escrever direto ao ponto não significa escrever de modo grosseiro. Pelo contrário: valorizamos o tempo das pessoas ao repassarmos informações de modo conciso, porém atencioso.
Não se apegue ao que você escreveu, e sim em passar uma mensagem clara e amigável.
Faça um checklist como este:
• Eu consigo perceber qual o tom adequado para este formato?
• Este texto conversa diretamente com quem está lendo?
• Eu transmiti a mensagem de forma clara?
• Uma pessoa com pressa conseguiria ler este texto rapidamente, sem precisar ir e voltar nas frases?
• Este texto poderia ser resumido em um parágrafo, ou mesmo em uma frase?
• Este texto ajuda a criar uma experiência positiva com as pessoas?
• Quem ler este texto vai pensar no Senac como uma instituição educadora e confiável?
5. PADRÃO DE ESCRITA
“Quais palavras escrevemos em maiúsculo? E em itálico? E data, horário, moeda, números? Deu branco!”
Não se preocupe. Quando você for escrever em nome do Senac, consulte aqui o jeito correto e simples de grifar os nomes de unidades, campi, hotéis-escola, editora, áreas, eventos, cargos e tudo o que se refere à nossa instituição.
Consulte para escrever certo.
UNIDADES, CAMPI, HOTÉIS-ESCOLA, EDITORA, TÍTULOS DE OBRAS
INICIAIS EM MAIÚSCULO SEM ITÁLICO
• O Senac São Paulo
Unidades
• A Rede Senac
• O Senac São José do Rio Preto
• O Senac Santana
• As unidades Lapa Scipião e Santana
Campi
• O Centro Universitário Senac – Santo Amaro
• O Centro Universitário Senac – Campos do Jordão
• O Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro
• Os três campi do Centro Universitário Senac
Hotéis-escola
• O Grande Hotel São Pedro
• O Grande Hotel São Pedro, Hotel-escola
Senac
• O Grande Hotel Campos do Jordão
• O Grande Hotel Campos do Jordão, Hotel-escola Senac
• Os hotéis-escola Senac, Grande Hotel São Pedro e Campos do Jordão
Editora, títulos de obras
• A Editora Senac São Paulo
• O livro Ecossistemas Florestais – interação homem-ambiente
• O livro Mulheres Negras do Brasil
CURSOS, PROGRAMAS E EVENTOS
INICIAIS EM MAIÚSCULO SEM ITÁLICO
Curso superior
• O bacharelado em Comunicação Social – habilitação em publicidade e propaganda
• O bacharelado em Administração com Linha de Formação Específica em Administração de Empresas
• O curso tecnologia (e não tecnólogo) em Estética e Cosmética
• O curso de extensão universitária Coolhunting: reconhecimento de padrões e estratégias
• A pós-graduação Internet das Coisas – inovação tecnológica e negócios
• O curso de pós-graduação Inteligência de Mercado
Curso técnico
• O curso Técnico em Assistente de Atendimento e Planejamento Publicitário
Ensino Médio Técnico
• O Ensino Médio Técnico do Senac
Curso livre
• O curso livre em Produção Gráfica
Programa
• O Programa Educação para o Trabalho
• O Programa Senac de Gratuidade do Senac São Paulo
• O programa Senac de Aprendizagem
Eventos do Senac e de parceiros
• A Mostra Artes Cênicas
• A Mostra Sociocultural: arte, criatividade e aconchego
ATENÇÃO
Use minúsculo no complemento do nome do evento depois de dois pontos, travessão, etc.
Temas abordados nos eventos são escritos em maiúsculo sem itálico.
Áreas
• A área de Moda
• A área de Gestão e Negócios
Cargos
Quando se referir a pessoas que ocupam um cargo específico, escreva as iniciais em maiúsculo:
• O Diretor Geral do Departamento Nacional do Senac
• O Superintendente Administrativo
• A Superintendente de Operações
• (O ou A) Reitor ou Reitora
• (O ou A) Diretor ou Diretora de Graduação
• (O ou A) Diretor ou Diretora de Pós-graduação
• (O ou A) Gerente de Operações
• (O ou A) Gerente de Comunicação e Relações Institucionais
• (O ou A) Gerente de Desenvolvimento da área de Saúde e Bem-estar
• (O ou A) Gerente do Senac Ribeirão Preto
Quando se referir ao departamento, escreva as iniciais em minúsculo:
• A coordenação de desenvolvimento da área de Gestão e Negócios
• A diretoria de graduação
• A reitoria
ATENÇÃO
Presencial ou EAD?
Os dois são formatos de ensino de cursos oferecidos pelo Senac. Então, ao falar com o público externo, sempre diga: “Oferecemos cursos nos formatos presencial e a distância, qual você prefere?”.
Superior, técnico ou livre?
Esses são os três tipos de cursos que o Senac oferece em diferentes níveis. Para falar com o público externo, sempre diga: “Que tipo de curso você procura?”.
Docente
Vamos simplificar? Na nossa comunicação com os públicos externo e interno, use sempre docente para quem atua no ensino superior, técnico, livre e ensino médio. Mesmo que o nome formal dos cargos educacionais seja monitor e ou professor: “Docentes do ensino superior, livre, técnico e Ensino Médio Técnico estão à disposição para esclarecer dúvidas”.
Clique aqui
Se você escrever um texto e divulgar um link, lembre-se de indicar à pessoa onde clicar. Faça uma frase e use o clique aqui. O CTA no final dos e-mails marketing é um bom exemplo: “Clique aqui para se inscrever neste curso”.
OUTRAS PALAVRAS PARA ESCREVER CORRETAMENTE